Certificado SSL: a importância e os tipos

por Bruna - 06/02/2020 - 19:45

Nem todo mundo sabe da importância do certificado SSL. Quando se fala de segurança na web, é impossível não citá-lo. Confira o post e saiba mais!

 

Certificado SSL

 

De acordo com a Rock Content, “o certificado SSL é um protocolo padrão de segurança para o seu website. Sua ativação é essencial para promover uma experiência segura aos visitantes, o que é imprescindível para a imagem da marca e para a geração de oportunidades de negócio.”

 

Como falamos anteriormente, ter um site é fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital. Ele serve como ponto de aproximação para todos os seus canais digitais, desde as redes sociais até o blog. 

 

Porém, não basta apenas escolher o seu endereço digital e achar que tudo está resolvido. Além de ser responsivo e bem estruturado, seu site precisa ser seguro para transmitir segurança e credibilidade aos visitantes, e essa é a função do certificado SSL. 

 

Continue lendo o artigo e descubra de maneira simples e fácil o que é o certificado SSL, os tipos e como ele pode melhorar a sua visibilidade na internet.

 

O que é o certificado SSL? 

 

O certificado SSL (sigla que se dá a Secure Socket Layer) é um protocolo de segurança padrão na internet. Ele é utilizado em situações que promovem a troca de informações entre dois usuários da rede, o que é comum em ações como compras em lojas virtuais. 

 

Nem todo mundo sabe da importância do certificado SSL.

 

Você já ouviu casos de pessoas que tiveram seus cartões de crédito clonados após fazer uma compra em um site? Pois é, isso é mais comum do que imagina. Os dados foram informados para um site não-seguro. 

 

O certificado SSL cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador para garantir que todos os dados informados sejam sigilosos e seguros.

 

Para facilitar, pense nas informações de login nos sites em que você tem conta. Ao preencher seu nome de usuário e senha, eles são criptografados em seu computador e trafegam até o servidor. Lá, as informações são organizadas e podem ser acessadas pelo site. Ao longo desse processo, o objetivo do certificado SSL é garantir que os dados informados sejam mantidos em total segurança.

 

“Mas como eu posso ter certeza que um site é seguro?”

 

É muito simples! Provavelmente você já deve ter reparado na sigla HTTP na barra de pesquisa do navegador. Se a sigla tiver um S no final significa que o site é seguro. “HTTPS”.

 

Outro jeito de descobrir é o símbolo do cadeado que aparece antes da URL com o certificado ativo. Se ele estiver lá, a navegação é segura.

 

Quais são os tipos de certificado SSL? 

 

Existem 3 tipos de certificado SSL. Por isso, é fundamental conhecê-los antes de decidir qual se encaixa melhor com o seu negócio. Saiba mais:

 

Validação do domínio

 

Se você tem um site menor ou blog pessoal, essa é a melhor opção de certificado SSL. Ele apresenta configurações básicas de segurança e aponta o nível de confiança do domínio, além disso, tem um custo acessível e emissão bem mais rápida

 

Validação da organização

 

De nível intermediário, este tipo de certificado é o mais recomendado para e-commerces e empresas de médio porte que lidam com o público. Além de indicar o nível de confiança do domínio, essa opção também verifica os dados da empresa que possui o site, o que é fundamental para garantir que a companhia, de fato, existe.

 

Com ele, é possível elevar o nível de credibilidade da marca.

 

Validação estendida

 

A validação estendida é a mais completa que você pode encontrar. Este certificado, além de contar com as funções de todos os citados anteriormente, faz uma análise profunda do site e empresa em questão. Dessa forma, ele oferece o maior nível de segurança para os navegadores.

 

Um detalhe importante deste tipo de certificado é que ele possibilita o nome da empresa antes da URL do domínio. 

 

Agora que você entendeu a importância do certificado SSL para a credibilidade do seu negócio, converse com a nossa equipe saiba qual tipo é o mais adequado para você. Importante: não esqueça de verificar se um site é seguro antes de informar qualquer dado importante.

 

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *