Use com moderação os divãs das redes sociais

por Administrador - 19/09/2011 - 12:13

Quem nunca desabafou em uma rede social que envie o primeiro scrap, tuíte, comentário…

Lá muitas vezes os bons costumes e a ética são deixados de lado. Nossa geração vive uma crise de super sentimentalismo e dificuldades nas relações interpessoais. E os meios digitais não deveriam ser os primeiros lugares onde descarregamos nossos sentimentos. Mas são.

Hoje, gratuitamente, misturamos ofensas e desabafos com uma pitada de indiretas, ironias, sarcasmos, entre outros. É uma forma de nos vermos livres daquele nó que está atravessado na garganta.

Na verdade é um delicia quando isso acontece nos sentimos mais leves e libertos, mas aí que mora o perigo! As redes sociais, no caso de algumas pessoas, parecem hospícios, onde as pessoas falam tudo abertamente para os seus seguidores – e para o mundo– sem se preocupar em como estes vão receber a mensagem. Mas, não é bem por aí…

Não são poucas as vezes que vemos e ouvimos notícias de polêmicas e processos oriundos de desabafos impensados em redes sociais.

Costumo dizer: sou responsável pelo que digo, não por como os outros interpretam, mas infelizmente em nossa sociedade – hoje, por mais que se negue, composta por “magoadinhos” – a chance de a interpretação ter uma conotação completamente diferente do que foi dito e a ênfase da visão do receptor ser apenas a única verdade, não é pequena.

Não quero, em momento algum, afirmar que não devemos usar as redes para comunicar nossos sentimentos e pensamentos mais imediatos, mas sim ressaltar para a necessidade de ter ética para falar e escrever. Não podemos ofender, tampouco denegrir a imagem de nada, nem ninguém, principalmente sem provas.

Seja ético, não seja apenas mais um usuário inconsequente e irresponsável, pois as combinações dos itens mencionados com a interpretação do próximo pode, um dia, destruir uma reputação, carreira e até mesmo uma família.

Lembre-se: palavras são como penas soltas em uma ventania. Você nunca mais poderá recolher o que foi dito.

 

Por Juliano Alvarenga
Webinsider

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.