Tornando seus filhos líderes e quebrando as regras

por Sandro Alencar Fernandes - 30/04/2008 - 08:00

A pouco tempo recebi um e-mail da Professora Cristiani (do SENAI) onde ela me enviou o seguinte texto e escreveu.

“Vale a pena ler como reflexão …”

Fiz a leitura e compartilho com vocês, acredito que sejam atitudes diferenciadas e positivas que nos tornam pessoas melhores e de sucesso.

Boa Leitura.

Há alguns dias, estive no lançamento da mais nova obra de John Maxwell, chamado Livro de Ouro da Liderança, reunindo os princípios mais importantes destilados em cerca de 40 anos de estudos. Maxwell já vendeu mais de 13 milhões de livros, e escolheu o Brasil para lançamento de seu trabalho mais recente.
Durante o talk show organizado pela Thomas Nelson Brasil, na livraria Cultura, alguém perguntou como poderia ajudar seus filhos a liderarem suas vidas.

Maxwell pensou um pouco e disse: ‘quando eu era menino, os garotos da vizinhança recebiam mesada para jogar o lixo da casa, cortar a grama ou arrumar a bagunça do quintal. Então, fui até meu pai e disse: ‘o filho do vizinho recebe uma mesada para ajudar em casa. Eu acho que mereço também’. Ele me olhou nos olhos e respondeu: ‘você faz parte da família, John, e o trabalho de casa todos nós fazemos e ninguém recebe por isso. Se você acha que tem que receber, antes vou descontar o seu custo, que inclui os nove meses que sua mãe o carregou na barriga. Você ainda vai ficar devendo’.

Nunca mais pedi mesada pelo trabalho em casa, continuou Maxwell. Mas meu pai pagava uma mesada. Só que era diferente. Ele pagava a mim e meus irmãos para nós lêssemos livros. Ele trazia um livro para cada um de nós. Então, todos os dias durante o jantar tínhamos que falar sobre as idéias do autor e qual nossa opinião sobre o capitulo que havíamos lido.

Assim, todos os dias líamos algumas páginas e falávamos sobre isso ao jantar. Quando terminávamos o livro, meu pai dava o preço de capa do livro para nós, em mesada. Assim, se um livro custava o equivalente a 30 reais, era o que ele nos pagava, depois de terminada a leitura. Isso nos ensinou a ler e entender os livros – coisa que muitos garotos americanos não conseguem fazer hoje – porque tínhamos que explicar o que estávamos lendo, para ele e minha mãe. Além disso, aprendemos a terminar os livros, o que hoje os especialistas chamam de acabativa, que é o que falta para muita gente. Até porque, para que pudéssemos receber a mesada, tínhamos que ler até a última página.

Em terceiro lugar, aprendi a não trocar dinheiro pelo tempo de trabalho, como faz a maior parte das pessoas, mas pela qualidade do meu trabalho. Trabalhamos muito tempo em muitas situações diferentes de graça, para outros, apenas para que pudéssemos aprender alguma coisa. Isso deixou meu irmão milionário. E eu e minha irmã também não podemos reclamar. Já vendi mais de 13 milhões de livros – e olha que faço isso no meu tempo livre. Até hoje somos voluntários em alguma atividade.
Por último, descobri que isso me tornou muito mais maduro, na escola e na vida. Eu não era, nem sou, mais inteligente que os outros, nem memorizava melhor as informações. Também não tirava notas mais altas que meus colegas.

Mas descobri que isso não é tão importante. Descobri que nossas escolhas é que são importantes. Quando olhava para as escolhas dos meus colegas, me perguntava como podiam fazer escolhas tão pobres. Quando os via trocando a chance de aprender mais, por alguma festa, um show, ou mais uma saída com os amigos, mais uma loucura qualquer, na universidade, comecei a ver que eu era diferente. Quando os via torrando seus últimos dólares em um carro, ou em alguma idéia mirabolante, achava incrível seus valores – ou a falta deles. Tinha me tornado diferente, porque passei anos lendo o que eles não leram, aprendendo o que eles não aprenderam e escolhendo ficar com pessoas que sabiam muito mais que eu, e não as mais populares.
Meu pai também aparecia na escola, no meio da aula, e me tirava para assistir alguma palestra ou seminário de algum palestrante famoso que estava na cidade. Se era grátis, nós estávamos lá. Se dava para pagar, também. Os professores não entendiam porque ele nos ajudava a “cabular” aulas, mas ele dizia: a aula você pega com um colega. Assistir esta palestra novamente, talvez demore anos’. Assim, em aprendia o que ninguém aprendia, porque meus irmãos e eu éramos os únicos adolescentes nestas palestras.

Fiz isso com meus filhos que, hoje, fazem com meus netos. Eu os pagava para que pudessem ler e os levava para palestras, seminários e workshops nos quais nenhum pai pensaria em levar os filhos. Porque informações nossos filhos terão na escola, na internet ou em alguma enciclopédia. Mas as escolhas que eles farão depende daquilo que existe dentro deles. E isso é marcado pelas pessoas que os cercam, pelos livros que eles tiverem lido e pelo tempo de qualidade que viveram com pessoas dispostas a ajuda-los. Isso, nenhuma escola vai ensinar.

Todos os adolescentes que se tornam felizes, equilibrados em bem sucedidos, fazem escolhas poderosas – algumas vezes, muito difíceis e impopulares”.

Escolhas. Maxwell destaca a importância das escolhas para a sua vida e a de seus filhos. Ajude os adolescentes a fazerem suas próprias escolhas, e eles saberão como fazer o resto. Em seus casamentos, em seus empreendimentos e em sua vida interior.

2 Comentários :
Remo Carlo Bortoluzzi:

Olha Sandro, quando recebi este texto na época também me coloquei a raciocinar. Fiz um "flashback" da vida e me vi em várias cenas com minhas filhas: pontos positivos, outros a melhorar. A grande sacada é o "algo mais". O que realmente de produtivo e desafiador há na vida para as crianças ? Bom, para responder, só voltando no tempo e lembrar de situações do nosso dia-a-dia e aí pesar na balança, corrigindo os erros vividos e desafiandoos inteligentemente os jovens. O que devemos investir muito é na EDUCAÇÃO e CULTURA. Não dar moleza, pegar pesado, ficar junto, questionar, mas sabendo os limites e incentivá-los a "sair do quadrado". Com um pássaro na mão, se apertares, podes sufocá-lo, se afrouxares o deixa fugir...
JAIRO DANIEL ZANIS:

NO TEMPO ATUAL AS CRIANÇAS DE MODO EM GERAL SO PESAM EM COMODISMO, ONDE ELES QUEREM DETERMINADO BRINQUEDO SENDO ENTRS BRINQUEDOS CAROS OU ALGUNS SIMPLES... POR UM LADO ESSA IDEIA VEM SE AGRAVANDO EM QUASE TODO O MUNDO POIS NÃO É SO UM PAIS QUE AGE DE FORMA COMODA NA PARTE DAS CRIANÇAS E SIM A MAIORIA DAS CRIANÇAS E JOVENS NÃO QUEREM VER UM CRESCIMENTO EM SEU PAIS E SIM GOSTARIAM SE SUA FAMILIA FOSSE RICA E O RESTO QUE SE (EXPLODÃO) ESSA VISTA TAMBEM POR I TEM UM POUCO DA CULPA DOS PAIS QUE QUANDO A CRIANÇA COMEÇA A ENTENDER O BASICO DEVERIA AJUDAR EM CASA ONDE QUE PARA QUANDO OS PAIS LHE DESCEM UM BRINQUEDO ESSE BRINQUEDO FOSSE DADO PELO ESFORÇO DA CRIANÇA EM SI. NOS DIAS DE HOJE A ERA DA INFORMATIZAÇÃO ESTA TOMANDO CONTA DA CABEÇA DAS CRIANÇAS, POR EXEMPLO O QUE UMA CRIANÇA ENTRE 5 E 10 ANOS PEDE PARA OS PAIS UM CELULAR OU UM COMUTADOR EM VEZ DE PEDIR LIVROS PARA APRENDE, NÃO ELAS VEEN UM AMIGO COM UM CELULAR E VAI PARA CASA E TENTA FAZER A CABEÇA DOS PAIS PARA QUE ELES POSSAM COMPRAR O MESMO OU ATÉ UM CELULAR MAIS AVANÇADO. ESSA PARTE DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS DEVIA SER MAIS DISCUTIDA ENTRES OS PAIS E DEVERIA SE TORNA MAIS ABRANGENTE POIS ISSO ESTRAGA EM 100% A CABEÃ DAS CRIANÇAS E JOVENS.

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