Tendências de Mercado e sua importância no Marketing

por Administrador - 02/10/2019 - 13:05

 

 

“Tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção”!

 

 

Tendências de Mercado – Uma tendência de mercado na verdade é a indicação de um caminho que possa se seguir, são vestígios deixados pelo comportamento dos consumidores e dados de pesquisa que apontam o que os consumidores se identificam, mais isso não significa que se você apostar nesta tendência terá 100% de sucesso. 

 

Kotler dividiu as tendência de mercado em 3 grandes grupos:

 

  • Modismos
  • Tendências
  • Megatendências

 

Modismos – Todo e qualquer modismo é imprevisível, uma tendência de curta duração, porém com um significado cultural relevante, determinadas empresas podem ganhar dinheiro com o modismo, mas será por um tempo curto, pois o modismo está em constante mutação.

 

Tendências – Uma tendência revela como será o futuro, tendo chances de se manter por muito tempo, observada em diferentes áreas do mercado, sendo consistente com outros indicadores significativos que ocorrem e ou surgem ao mesmo tempo.

 

Um grande exemplo que facilita o entendimento é o trabalho remoto, tanto pelo meio do Home office quanto em espaços de Coworking.

 

Megatendências – As megatendências são “grandes mudanças sociais, econômica, políticas e tecnológicas que se formam lentamente, e uma vez que estabelecidas, nos influência por algum tempo”.

 

Um exemplo são os carros inteligentes, que estão sendo desenvolvidos por diversas empresas de ponta.

 

A importância das Tendências no Marketing – 

 

  • Observar possibilidades de mudança, é um dos maiores desafios de todas as empresa, atualmente a capacidade de gestão de mudança se tornou uma competitividade sustentável. Você prever novas tendências de mercado pode fazer toda diferença no desenvolvimento de novos produtos e ou no lançamento de campanhas.

 

  • Se manter a frente da concorrência lhe trará vantagens, ao perceber novas tendências de mercado antes do seu concorrente o torna pioneiro em um mercado novo, assim você conseguirá  uma vantagem competitiva.

 

  • Preparação ao entender necessidades e desejos dos seus clientes é um ponto importante, no momento que você detectou uma tendência, poderá se preparar com antecedência, consequentemente obter melhores resultados.

 

 

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