30/03/2010

Software catarinense para redes de negócios


Usar a tecnologia da informação para apoiar redes de negócios, dos mais diversos tipos e áreas de atuação. Uma ferramenta na internet que gerencie centrais de compras foi a solução desenvolvida pela Área Local, de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. O Área Central surgiu há quatro anos depois que as empresas perceberam uma iniciativa do SEBRAE em reunir micro e pequenos empresários para atuarem em redes de negócios, seguindo o lema “cooperar para competir”. Identificaram que grupos de empresas com capacidade de comprar em conjunto, conseguem preços melhores e podem competir com grandes lojas do mesmo segmento.
Porém formar redes e centrais de compras sem o apoio de tecnologia se tornou inviável – a gestão de planilhas em Excel, e-mails com pedidos de compra, orçamentos e negociações se tornou onerosa. Foi aí que surgiu o Área Central – um sistema web criado para apoiar a rápida tramitação de compras e troca de informações entre os integrantes de uma rede de negócios, dos cooperados, colaboradores aos fornecedores.
Hoje o sistema já está em operação em dezenas de redes e empresas em todo o país, com destaque para Santa Catarina, onde o modelo de redes de negócios foi pioneiramente implantado.
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