06/01/2015

Sites surgem como uma nova ferramenta na conversão de clientes

No Brasil a internet conquistou o posto de terceiro veículo de maior alcance entre a população.  Em 2014 o país atingiu o 5º lugar no mundo como o mais conectado com aproximadamente com 105 milhões de internautas.

SitesToda esta movimentação digital tem estimulado as empresas a investirem na sua presença na web. Os sites têm recebido características especificas e se configuram como uma ferramenta de referência aos consumidores e fornecedores.  Dados de fevereiro de 2014 apontam o registro de mais de 3 bilhões de domínios no Brasil que englobam os mais diversos segmentos e funcionalidades. O volume dessas informações leva diariamente 38% das pessoas a acessarem a internet.

De acordo com o diretor da Agência Digital Área Local, Sandro Alencar Fernandes esses números devem ser ainda maiores em 2015 já que as empresas têm inserido nas previsões financeiras valores para a comunicação digital. “As empresas tem considerado os resultados dos investimentos na web. Prova disso é que hoje 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. A relevância nas informações online também é considerável já que 70% confiam em opiniões expressas online”.

Sandro alerta ainda que apesar do crescimento dos investimentos no desenvolvimento de sites pelas empresas, poucas consideram o acesso mobile ao fazer sua projeção. “Hoje o número de internautas remotos, que acessam a internet pelo celular, compete diretamente com o uso por computadores e este público precisa ser considerado”, destacou Sandro, salientando que segundo dados do Google cerca de 90% dos websites do mundo não são responsivos.

Com o avanço no segmento o surgimento de agências e de ofertas é para a criação de sites é grande. Hoje há a possibilidade, inclusive, de desenvolver páginas sozinhos. Sandro alerta para este tipo de prática e sugere uma pesquisa sobre a qualidade das agências. “Para ampliar os resultados de um site é necessário zelar pela qualidade do mesmo e escolher uma agência comprometida e atualizada é fundamental”.

Sandro salienta que para escolher uma agência digital, é fundamental pesquisar bastante sobre a área de atuação de sua empresa e sobre as expectativas para o futuro. Além disso, será preciso fazer um planejamento cuidadoso para comparar as demandas do negócio com os tipos de serviços, cronograma e tempo que as agências digitais oferecem.