28/04/2010

Segredo de Sucesso das Rede Socias na Política Brasileira


Com a importância crescente da web como plataforma política democrática, os políticos do mundo inteiro estão aderindo a este meio de atuação impactante e diferenciada. As redes sociais poderão sim, ter grande papel nesta corrida às candidaturas. Casos como o do presidente americano Barack Obama comprovam a eficiência da web na mobilização de eleitores.
Claro que não adianta sair criando redes de relacionamentos. O ponto determinante é motivar os usuários a interagir com a mensagem, comentando e espalhando a informação que o candidato passou.
O candidato precisa estar seguro das informações que está repassando e acima de tudo saber qual o público que pretende atingir.
Participar de diferentes redes sociais somente será interessante se o candidato tiver discurso e argumentos para estas redes. Ele precisa estar preparado para as réplicas, tréplicas.. Afinal, o eleitor vai questionar , vai querer saber e com certeza irá cobrar uma resposta.
O Brasil é um país que possui 64,8 milhões de usuários na web. Destes 34,7 milhões são usuários ativos e cerca de 80% acessam redes de relacionamentos. Se levarmos estes números à política, a disseminação de informações facilmente será espalhada no país. O twitter é uma ótima investida, pela possibilidade de recolher informações e percepções dos eleitores de forma rápida. Já os Blogs são interessantes para publicações de artigos mais extensos, dados ou pesquisas.
Porém, a aposta dos marketeiros políticos para ações de marketing viral nas Eleições 2010 é o Youtube.
E, o segredo?? Ah, o segredo do sucesso será autenticidade, talento e o caráter do candidato.
Afinal: “Talento é a capacidade de fazer bem feito um trabalho, aprender com relativa facilidade um assunto e, acima de tudo, sentir prazer em fazer o que faz.” (Eugênio Mussak)

Fonte: Nielsin / Terra