Santa Catarina – Pioneira na Urna Digital

por Administrador - 08/04/2009 - 12:39

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – Ciasc  lança a nova versão da plataforma de votação através da Urna Digital, via telefone celular.

A novidade evoluiu para rodar também nos aparelhos com o novo sistema operacional windows mobile 6.1, transformando-os em máquinas de apuração. Para a votação, prevalece a lógica original do projeto, ou seja, pode ser utilizado qualquer aparelho que envie SMS.  O novo software é totalmente em português, e, a exemplo do anterior, também é free.

Urna Digital v1.1

O projeto foi desenvolvido a partir de uma aplicação aberta já existente, e customizado para a realidade eleitoral e cultural do Brasil. A Urna Digital 1.1 está disponível para utilização imediata, e, assim como a versão anterior, ficará a disposição de todos, gratuitamente, no Portal do Software Público do Governo Federal, ou, a pedido, no Ciasc.

Dentro do Governo Estadual, está sendo preparada a sua utilização para o diagnóstico turístico do Estado, com apuração do índice de satisfação e escolha dos melhores destinos e estabelecimentos do Estado. Santa Catarina, que foi o primeiro Estado do mundo a realizar uma eleição eletrônica, também pode assumir um pioneirismo internacional ao realizar, via celular, um amplo diagnóstico turístico baseado nos preceitos da democracia digital.

Para o futuro, estuda-se o lançamento de versões para Android, Symbian e Linux.

fonte: Centro de Informática e Automação de SC – CIASC
Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.