Redes de Conhecimento

por Administrador - 23/09/2008 - 08:00

Olá pessoal, estou participando do XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas aqui em Aracaju, SE. No tema de ontem, foi discutido em um dos workshops “A energia das redes de conhecimento”.




Bom mas o que é isto e onde se pode usar ? Pois é, segundo o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) Abraham Sicsu, aí vai:

“Rede de conhecimento é um agrupamento de Instituições ou Equipes que trabalham cooperativamente, não necessariamente no mesmo espaço geográfico, continuamente e em busca de sinergias positivas. As redes podem ser horizontais (instituições com o mesmo perfil de qualificação e especializações) ou verticais (cadeia de conhecimento em que as instituições se complementam ou fornecem umas para as outras)”

Na discussão geral, fiquei com o seguinte aprendizado: Não basta apenas estar em Rede de empresas, sem realmente “fazer” e “acontecer”, em pról dos objetivos em comum ao grupo. O simples fato de empresas trocarem idéias, conversarem, não significa que estejam em Redes de Conhecimento. É preciso muito mais, planejar, organizar, buscar resultados, ter continuidade no processo e principalmente, crescer e compartilhar.

Abraços a todos e espero contribuições.

2 Comentários :
Remo Carlo Bortoluzzi:

É Sandro, o ponto crucial da Rede de conhecimento está na continuidade, mas não se tem continuidade se não investirmos nos relacionamentos de pessoas e interesses em comum.
Sandro Alencar Fernandes:

Opa... postei o comentário anterior e nem vi que o Post já estava aqui. Realmente o que falam sobre "Fazer" e "Acontecer" diz tudo sobre as redes de relacionamento e conhecimento. Outro ponto que me chama atenção, principalmente pelas facilidades trazidas pela Internet/Web é que as redes de relacionação "não necessariamente estão no mesmo espaço geográfico".

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.