23/09/2008

Redes de Conhecimento

Olá pessoal, estou participando do XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas aqui em Aracaju, SE. No tema de ontem, foi discutido em um dos workshops “A energia das redes de conhecimento”.




Bom mas o que é isto e onde se pode usar ? Pois é, segundo o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) Abraham Sicsu, aí vai:
“Rede de conhecimento é um agrupamento de Instituições ou Equipes que trabalham cooperativamente, não necessariamente no mesmo espaço geográfico, continuamente e em busca de sinergias positivas. As redes podem ser horizontais (instituições com o mesmo perfil de qualificação e especializações) ou verticais (cadeia de conhecimento em que as instituições se complementam ou fornecem umas para as outras)”
Na discussão geral, fiquei com o seguinte aprendizado: Não basta apenas estar em Rede de empresas, sem realmente “fazer” e “acontecer”, em pról dos objetivos em comum ao grupo. O simples fato de empresas trocarem idéias, conversarem, não significa que estejam em Redes de Conhecimento. É preciso muito mais, planejar, organizar, buscar resultados, ter continuidade no processo e principalmente, crescer e compartilhar.
Abraços a todos e espero contribuições.