Recursos para Sites: Menu de navegação!

por Guilherme Beltramini - 09/08/2019 - 12:43

 

 

 

Evite poluição visual e redundâncias: 

 

Não forneça muitos menus de navegação para os mesmos tipos de links, categorias duplicadas fazem com que as pessoas se esforcem para descobrir a diferença entre links com nomes semelhantes, e enfatizar links espalhando-os em todos os locais da página, diminui a probabilidade de que o usuário ira vê-la. Um ponto importante é que quanto menos objetos na página, maior a probabilidade de as pessoas os perceberem, tendo muitos itens na mesma página, todos os itens deixam de ter importância para o usuário. Portanto é melhor enfatizar algo em um único lugar, reduza ao máximo a poluição visual e facilite a localização das informações.

 

Menus Cascata: 

 

Os menus em cascata atualmente tem sido uma ferramenta muito utilizada, por que poupam espaço em telas com uma área útil limitada. Contudo os menus em cascata tem suas desvantagens se forem feitos muito longos, quanto mais longa a lista de menu, mais difícil será encontrá-la. Menus em cascata tendem a ser estreitos, o que permite pouco espaço para nomes descritivos das categorias.

 

Deixe visível o que é clicável:

 

Certifique-se de que os usuários possam facilmente encontrar o que é clicável e o que não é, não deixe com que eles cliquem em todo lugar da tela para descobrir onde os links estão.

 

Os menus de navegação surgiram para organizar as seções internas de um site de tal forma a serem encontradas com facilidade pelos usuários, por isso seja simples e direto.

 

Menu em Pop-up:

 

É uma interessante forma de organizar os sub-níveis de uma determinada categoria sem ocupar muito espaço.

 

Menu institucional:

 

Ou o chamado “menu de rodapé”, lista links para informações a respeito de aspectos jurídicos e relativos ao funcionamento do portal, não necessariamente aos usuários comuns. Esses links geralmente são acessados por usuários que tenham algum interesse específico na utilização de alguns itens do portal.

 

Essas são algumas dicas básicas para quem deseja obter um menu atraente aos seus clientes.

 

Esperamos que essas dicas tenham sido relevantes a você.

 

 

Converse com nossa equipe! 

 

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *