09/07/2014

Rainhas da África: as bonecas que desbancaram a Barbie na Nigéria

Taofik Okoya precisava comprar um presente para sua sobrinha. Logo pensou em uma boneca, já que a garotinha adorava bonecas. Então ele percebeu, ao analisá-las na loja: eram todas Barbies, de pele branca, nariz fino e, em sua grande maioria, de cabelos claros.
Imaginou como isso afetaria meninas como sua sobrinha. Sua filha, por exemplo, disse a ele que preferia ser branca e com nariz fino, pois todas as suas princesas favoritas eram brancas e, consequentemente, ela se imaginava como tal e achava que apenas assim ela seria bonita.
Pensando nisso, para o bem da autoestima das crianças nigerianas, para mostrar que sim, elas são bonitas, e não, não precisam ser do estilo europeu para sê-lo, decidiu abrir um negócio de bonecas.
O projeto de Okoya chama-se Rainhas da África: a série consiste em bonecas negras baseadas e inspiradas em mulheres com um grande papel na história da África, vestidas com roupas tipicamente culturais do continente.
As vendas das bonecas de Okoya cada vez mais crescem e muito rapidamente, tornando as Rainhas da África um sucesso na Nigéria.
Confira algumas das bonecas do projeto:

Fonte: Hypeness e Portal Geledés Instituto da Mulher Negra