Qual a hora de Migrar para Software Livre ?

por Administrador - 09/05/2007 - 07:30

Aê pessoal, olha a discussão. Qual é a hora de migrar de um software proprietário para Livre ? Imaginem uma empresa usando PCs com Windows XP, o Office XP, anti-vírus, MSN, Internet Explorer, Windows Media Player, Outllok, etc, etc, etc… Tudo isto, tem um custo e não é pouco, o pior é quando a empresa possui 30, 40, 50 ou mais PCs… e aí ? Além dos custos com licenças de software há a gerência disto tudo, quantas licenças tem ? Quando vencem ? Um upgrade no computador o software pode ser o mesmo, não , sim ? e por aí vai….

Mas a questão é quando migrar, Espre um pouco !! Migrar ?, sim, seria sair de um software que já uso para um outro que me permita as mesmas funcionalidade ou até mais algumas…. agora vem o pega ! Como vou saber se posso Migrar ? Parece uma coisa simples !!! Mas nunca vi dar certo !!! Explico:

Para podermos deixar um software para trás, devemos ter bem claro qual alternativa adotar, pois esta vai ser a nova situação, um novo software. Para se ter um bom resultado, um planejamento é indispensável, onde levantaremos a situação atual, o que se usa, como se usa e porque se usa. Com estas respostas o profissional poderá apresentar um a proposta de softwares alternativos.

Quem já ouviu falar que usar o Linux começa bem e depois de um tempo acaba formatando o micro e usando o windows de novo ??? Pois eu conheço alguns casos assim e tudo por falta de um trabalho mais profundo e duradouro.

O segredo da migração está além de tudo, na cultura das pessoas, o usuário precisa “querer” mudar… precisa “saber” porque mudar… e principalmente “se dedicar” a mudança.

Há muito fatores que colocam em risco uma migração, mas sem dúvida as pessoas devem ser trabalhadas para tanto, porque ALTERNATIVAS EXISTEM e GRATUITAS.

Meu recado final:O gestor de TI de hoje que não considerar como alternativa uma solução de software livre, está além de remar contra a maré, deixando de reduzir custos.

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.