Prós e contras dos construtores de sites: Vale a pena escolher um construtor de site para o site de sua empresa?

por Sandro Alencar Fernandes - 28/02/2022 - 13:06

Os construtores de sites são ferramentas bastante populares para a criação de sites de vários tipos: de páginas únicas a lojas online. Ao trabalhar em projetos pessoais, suas vantagens são óbvias. No entanto, se você usá-los como uma ferramenta para criar um site de negócios, tudo se tornará mais complexo. Antes de começar a criar um site no construtor, você precisa pesar todos os prós e contras de tal solução.

 

Desneho Construtor de Sites

 

Neste artigo apresentaremos a você as principais vantagens e desvantagens de usar construtores de sites online para criar sites e também descobrir em quais casos isso se justifica e em quais definitivamente não é aconselhável.

 

 

Benefícios de criar o site de sua empresa usando um construtor de sites: 

 

 1. Fácil de usar – não é necessário nenhum conhecimento especial

 

 

Os construtores de sites são projetados de tal forma que até mesmo uma pessoa despreparada pode trabalhar com eles sem envolver um programador ou web designer. A ativação de uma determinada função/bloco é realizada literalmente com um clique ou uma alteração nas configurações.

 

 

Para aqueles que acham difícil entender os detalhes técnicos ou a lógica do site, assistentes passo a passo ajudarão. Se você estiver interessado em escolher tal serviço, veja a revisão neste site. Eles irão apoiá-lo com dicas em todas as etapas da criação de um projeto. Esses serviços possuem um extenso sistema de ajuda e você pode encontrar muitos tutoriais  no YouTube.

 

 

 2. Os recursos básicos estão disponiveis gratuitamente

 

 

Com um construtor de sites, você pode realmente projetar um site pronto para uso, com restrições mínimas em termos de funcionalidade. Você só precisa pagar após o final do período de avaliação (de uma semana a um mês). Alguns construtores oferecem ao usuário total liberdade para usar a funcionalidade para aumentar as conversões.

 

 

Há também aqueles em que você pode manter o site pelo tempo que quiser sem pagamento adicional. A única limitação é a presença de direitos autorais dos desenvolvedores do serviço e a impossibilidade de usar o domínio do primeiro e segundo níveis.

 

 

 3. Velocidade no  lançamento do projeto

 

 

Se o projeto for típico, por exemplo, um cartão de visita ou uma página de destino, isso poderá ser feito muito rapidamente. Ao trabalhar na parte técnica, tudo é simples. Às vezes, tudo o que é necessário por parte do usuário é selecionar os blocos necessários, um modelo de design e preencher alguns campos.

 

 

Tudo não depende mais do motor, mas da disponibilidade de conteúdo pronto, visão e compreensão da estrutura do projeto futuro. Alguns serviços oferecem o uso de um assistente passo a passo que simplifica ao máximo a tarefa.

 

 

 4. Modelos prontos 

 

 

O uso de conjuntos de templates prontos está na base do funcionamento de qualquer construtor. Os layouts prontos geralmente são agrupados por assunto ou propriedade. Como regra, eles contêm dados de demonstração que permitem avaliar um projeto futuro.

 

 

Usando os blocos básicos, você geralmente pode editar as configurações de cores, planos de fundo, recursos de estrutura do site e outras coisas até certo ponto, o que permite que você alcance a individualidade externa.

 

 

5. Pagamento por assinatura

 

 

A política de preços desses serviços também pode ser atribuída aos benefícios. Para muitos, os preços das agências de desenvolvimento web não são acessíveis. E se falamos de CMS pago, em alguns casos, uma licença para o mecanismo pode custar várias centenas de dólares.

 

 

Os planos de construção, a maioria dos quais começam em US $5 a US $10, parecem um verdadeiro deleite. Além disso, para a maioria dos sites simples, os recursos da tarifa básica são suficientes.

 

 

Desvantagens de criar o site de sua empresa usando um construtor de sites: 

 

 

1. Funcionalidade limitada

 

 

É definitivamente impossível construir uma startup avançada com a ajuda de um construtor online. À sua disposição está apenas o que os desenvolvedores forneceram. Você pode esquecer todas as opções altamente especializadas. A lista de funcionalidades possíveis conterá apenas o que é necessário para o maior número possível de usuários. As oportunidades só podem ser expandidas escolhendo uma tarifa mais cara.

 

 

2. Restrições à implementação de alterações no site

 

 

Se algo estiver faltando em um site normal, o problema pode ser resolvido usando plugins ou escrevendo o script necessário do zero. No caso de um construtor, isso não funciona. Cada um desses serviços é uma plataforma SaaS. Os usuários não têm acesso ao seu código-fonte. Muitas vezes simplesmente não funciona corrigir o layout do modelo de design, sem mencionar os scripts personalizados.

 

 

3. Potenciais problemas de SEO

 

 

Sites construídos no construtor definitivamente perderão para projetos desenvolvidos do zero. Os desenvolvedores de construtores geralmente se limitam a implementar opções básicas para configurar meta tags para páginas, CNC e várias das opções mais necessárias. Você nem pode sonhar com a funcionalidade do nível Yoast SEO.

 

 

4. Soluções de modelo

 

 

Nos construtores, todos os sites são semelhantes. Isso é especialmente perceptível se eles forem criados na mesma plataforma. Isso é natural, pois as possibilidades de mudanças no código e no design são limitadas. Se você quer exclusividade, esta opção claramente não é para você.

 

 

5. Rentabilidade a longo prazo

 

 

Dada a relação custo-benefício e a disponibilidade de blocos de construção prontos, usar construtores pode parecer uma boa ideia. No curto prazo. Mas, a longo prazo os prós gradualmente se tornarão contras.

 

 

Por exemplo, uma licença de CMS ou qualquer trabalho adicional no site do zero exigirá um pagamento único, independentemente do nível de complexidade. No caso dos construtores, quanto maiores as possibilidades, maior o preço, e você terá que pagar regularmente. O preço pode chegar a centenas ou mesmo milhares de dólares anualmente.

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.