Project Loon pretende levar internet a todos

por Administrador - 11/06/2014 - 10:01

A empresa Google desenvolveu um projeto chamado Project Loon, o qual leva internet a todos… via estratosfera.

“Oi?” Sim, isso aí! Os sinais de internet são levados por balões (ideia que foi criticada por Bill Gates, inclusive) e já foram levados para lugares como Nova Zelândia… e, no final de Maio, no Nordeste do Brasil!

Estima-se que cada balão possa realizar transmissões para uma área com diâmetro de até 40 quilômetros, sendo possível ampliar a cobertura fazendo os globos trabalharem de maneira conjunta. A intenção é implementar os balões em áreas rurais mais afastadas dos grandes centros do Brasil e, quando conveniente, em localidades afetadas por desastres naturais.

O interesse do Google se justifica: tendo imensa extensão territorial, o Brasil apresenta variados aspectos geográficos que dão margem para testes mais abrangentes por parte da equipe responsável pelo Project Loon.

O ministro Paulo Bernardo esteve presente no lançamento na escola Linoca Gayoso Castelo Branco (que aproveitou durante uma hora a rede LTE para a aula de Geografia com ferramentas como o Wikipedia e Google Earth) e afirmou que é prioridade do Governo Federal levar a internet a toda a população em todo o país. “Dado o tamanho do nosso território e as dificuldades geográficas, todas as inovações são bem-vindas. O Projeto Loon pode apontar soluções criativas para regiões de mais difícil acesso na busca da universalização da oferta do acesso à internet em banda larga”, disse.

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.