13/09/2007

Prata da casa – O relacionamento é fundamental

Nosso amigo Jeferson A. Vieira, escreveu um artigo sobre a importância do relacionamento no meu empresarial. Gostei muito e gostaria de compartilhar com vocês.
Segue abaixo:
Quando iniciei minha carreira empreendedora já sabia que relacionamento era importante. Entre as atividades que já tinha exercido estavam a de facilitador de treinamentos técnicos e comportamentais, professor universitário e gerente de área de uma renomada empresa de contabilidade e auditoria.
Sem dúvida, estas experiências foram importantes para o desenvolvimento de um empreendimento próprio, pois me permitiram torna-me referência na área de atuação em que presto meus serviços.
Os meus primeiros clientes podem ser elencados de um rol de pessoas e empresas cujo relacionamento foi forjado durante anos em que estive colaborando na docência e como líder em equipes de trabalho O repasse de informações facilita o envolvimento entre as partes pois sugere-se uma relação de confiança onde quem ensina obtém reputação com o êxito de quem colocou-se a disposição de aprender.
Porém descobri algum tempo depois que relacionamento não era mais importante!!!
Relacionamento é fundamental.
O óbvio só é visto quando percebemos no cotidiano seu valor.
Os meus principais clientes ainda são as empresas nas quais as pessoas que nela trabalham tiveram relacionamento comigo ou foram alunos, porém, além de continuarem a relacionarem-se, indicam e manifestam seu apreço por nossos serviços a toda sua cadeia de valor.
A manutenção de relacionamentos que constroem dependem de algumas regras simples, porém eficazes . Vejamos:

  • As pessoas que nos relacionamos e fazem parte da relação de seus clientes precisam acreditar em você, no seu negócio e também nas pessoas que trabalham nela. É importante toda a sua equipe ter ciência disso e trabalhar com foco no cliente que se mantêm fidelizado por relacionamentos;
  • Evite a todo custo virtualizar integralmente seus contatos. Com a disseminação dos meios eletrônicos, é comum acreditarmos ter uma mina de ouro conhecido por muitos como catálogos de endereços de mail. A maioria das pessoas não se sente confortável em fazer parte de uma lista de contatos que servem como fonte de mensagens indesejadas;
  • Ter o mail de uma pessoa é apenas um item do contato. Tenha o telefone, o endereço, a consciência do conteúdo que poderá encaminhar e principalmente, encontre-se pessoalmente com seus contatos. Nada substitui uma boa conversa;
  • Mantenha seu relacionamento saudável com o passar do tempo. Pessoas não gostam de ser usadas para atingimento de metas de vendas. Precisamos ser transparentes e principalmente darmos algo em troca. Permita-me afirmar, a reciprocidade é a chave para um relacionamento duradouro onde todos saem ganhando;

Finalizando ainda compartilho um um slogan contemporâneo sugestivo com relação a relacionamentos eficazes. É utilizado pela ACIM – Associação empresarial de Maringá, no Paraná. “Amigos, amigos. Negócios fazem parte”. Com este Slogan a entidade vem crescendo , contribuindo com o desenvolvimento da sua região e servindo de referência para o associativismo no Brasil .
Fazer negócio é bom, com quem conhecemos, melhor ainda !!!!!
Mantenham sadios os seus relacionamentos .
JEFERSON ALEXANDRE VIEIRA
Empreendedor da Legaliza Redes de Computadores
Vice presidente do CEJESC – Conselho estadual de Jovens empreendedores
Membro da JCI – Junior Chamber International do Brasil
Coordenador Temático da CONAJE – Confederação Nacional de Jovens empresários