Os pequenos segredos da economia de energia

por Administrador - 22/11/2010 - 13:42

Quem não gostaria de pagar menos pela conta de luz? As autoridades insistem na necessidade de economia para melhorar a eficiência energética do sistema. O bolso também argumenta que um corte no consumo seria salutar ao final do mês.

O problema da economia de luz é que os resultados são colhidos com paciência, na observação dos detalhes. Watt a watt. Confira aqui 5 dicas para ajudar na tarefa.

Confie no ar-condicionado – Se você comprou um moderno aparelho do tipo split, confie na sua capacidade de manter a temperatura no grau desejado. Em busca da economia, muitas pessoas ligam e desligam o aparelho, mas esquecem que o ar-condicionado passa muito trabalho reaclimatando o ambiente depois de desligado. Quando opera continuamente, o aparelho pode economizar energia. Se você for sair de casa por alguns minutos, ou até poucas horas, é melhor deixar o aparelho ligado.

Não economize no aparelho – Um ar-condicionado pequeno que trabalha na potência máxima o tempo inteiro pode consumir mais energia do que um aparelho grande que trabalha no nível médio. Por isso, evite comprar um aparelho que esteja no limite do tamanho ideal para o ambiente desejado. Prefira um equipamento mais potente que tenha folga para não ser exigido no nível máximo.

Respeite as estações – Uma geladeira trabalha mais no verão do que no inverno. Que tal, então, reduzir a potência nos meses mais frios? Como é um dos poucos eletrodomésticos que precisam ficar ligados 100% do tempo, os watts economizados 24 horas por dia, 7 dias por semana, podem fazer diferença no final do mês. Imagine ao final do ano.

Acabe com o modo de espera – Muitos aparelhos como televisores, receptores de sinal de TV a cabo e aparelhos de som usam um pouco da rede elétrica mesmo quando desligados. Eles operam no chamado “modo de espera”. Você pode desabilitar o mecanismo em muitos aparelhos, mas, para garantir, use um estabilizador de rede. Além de proteger os aparelhos dos picos de energia, o estabilizador pode funcionar como chave geral dos equipamentos. Ligue todos aparelhos no estabilizador e ligue-o somente quando for utilizar os aparelhos.

Vai viajar? – Antes de viajar, tire todos os equipamentos da tomada. Mesmo que seja apenas por um final-de-semana, a economia pode ser significativa. Quanto à geladeira, deixe na potência mínima e dê um fim para os alimentos mais sensíveis antes de sair de casa.

Fonte: www.tramontina.com.br

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.