Os mitos e as verdades sobre computadores

por Administrador - 25/04/2014 - 11:05

Todos nós pelo menos uma vez na vida já ouvimos alguém falando “não use o computador quando está chovendo!” ou “não reseta o computador tantas vezes, vai estragar!”… mas já se perguntaram se isso é realmente fato?

Por isso vamos apresentar algumas frases e uma explicação a respeito.

“Resetar o PC várias vezes seguidas estraga a máquina

Verdade: Esse botão de reset deve ser usado apenas quando o computador der algum tipo de erro. Usar o recurso quando o PC estiver funcionando normalmente pode ocasionar falha de memória, além de corromper o HD e resultar na perda de dados.

“Ter muitos ícones no desktop deixa o PC mais lento”

Verdade: A placa de vídeo é o equipamento responsável por atualizar as informações constantes na tela do PC. Quanto mais itens ocuparem espaço na área de trabalho, maior será o tempo que o equipamento levará para mostrar novas informações em tela.

“É ruim deixar o estabilizador ligado”

Mito: Não existem restrições ou mesmo recomendações sobre deixar o estabilizador sempre ligado. O que você deve levar em consideração ao manter o aparelho funcionando sem interrupção é que o consumo de energia de sua residência vai aumentar.

“Olhar para a luz do mouse óptico pode atrapalhar a visão”

Mito: O mouse óptico tradicional possui uma luz LED vermelha que capta os movimentos do aparelho fazendo-o funcionar. Esse tipo de luz não possui força suficiente para causar danos à visão humana. Contudo, a longa exposição do olho humano a luz LED  não é recomendada por médicos oftalmologistas.

“Deixar o notebook hibernando em vez de desligá-lo estraga”

Mito: A função de hibernação permite retomar o notebook – com programas em execução e janelas do navegador de Internet – do ponto onde estava antes. Não há problema algum em deixar o computador hibernando e a função também não consome bateria do notebook.

“É preciso deixar um espaço entre o monitor, o CPU e a parede”

Verdade: Os PCs dissipam calor quando estão ligados. Por isso é necessário que haja espaço – mesmo pequeno – para a ventilação de equipamentos como o gabinete e o monitor. O ideal é que o ambiente onde os aparelhos estão instalados seja arejado e permita a circulação de ar.

“Não use o computador quando chove”

Verdade: O Brasil é atingido anualmente por mais de 100 milhões de raios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entretanto, apesar da grande incidência de raios e descargas elétricas, é possível usar o computador quando chove. O ideal é que as tomadas da residência tenham aterramento elétrico, o que permite a dissipação do excesso de energia no caso de fortes descargas elétricas impedindo que o aparelho seja afetado.

“Deixe a bateria descarregar completamente antes de carregar de novo”

Mito: A maioria dos notebooks funciona com baterias de íon-lítio ou polímero de lítio que possuem grande capacidade de armazenamento de energia. Descarregar completamente a bateria para só assim dar nova carga pode encurtar a vida útil do equipamento. As baterias de íon-lítio dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Assim, o usuário pode plugar o equipamento ao carregador antes que a bateria chegue ao fim.

“Quebrar o terceiro pino da tomada danifica o PC”

Mito: O pino terra serve para isolar cargas maiores de energia que não são utilizadas pelo aparelho e faz parte do novo padrão brasileiro de tomadas. Remover o pino expõe o computador a variações de cargas, mas não danifica diretamente o computador.

“Desligar o PC direto do botão estraga a máquina”

Mito: Desligar o PC direto no botão não estraga a máquina se este procedimento não for rotineiro. Já vimos que o uso contínuo do botão reset pode causar danos ao HD e fazer com que você perca os dados armazenados. O mesmo acontece com o uso contínuo do botão de ligar e desligar o PC.

Só desligue a máquina abruptamente se precisar limpar a memória RAM ou se o computador travar. Prefira sempre o desligamento orientado pelo sistema operacional e, se a utilização do reset se tornar necessária com frequência, é hora de averiguar a situação do PC.

 

Fonte: TechTudo 

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.