25/06/2012

Os 4 P's do e-mail Marketing

Planejar uma ação de email marketing  não é uma tarefa fácil. Muitas empresas ainda não descobriram conceitos e práticas essenciais a serem seguidas em suas campanhas, obtendo assim os resultados inferiores ao esperado. A descoberta dos 4 P’s do email marketing  é fundamental para a reflexão e o alinhamento das ações ao marketing puro e simples: comunicação, persuasão, segmentação e periodicidade. Os quatro conceitos abaixo formam juntos o que, hoje, é essencial para a prática do email marketing e a máxima performance na utilização dessa ferramenta.
Proposta: o que será comunicado? Qual produto/serviço será comercializado? Como? Layout atraente, apresentação visual, comunicação adequada, descrição do produto, preço, formas de pagamento e pontos de distribuição. O planejamento de comunicação é muito importante nessa primeira etapa: estar atento às palavras utilizadas evitando a classificação como spam pelos provedores é essencial e evita que seu email deixe de ser entregue na caixa de entrada. Uma sugestão nossa é atrelar um serviço de telemarketing à entrega do email. A All In Mail produz relatórios específicos para cada campanha e gera informações de extrema importância: quem abriu o email, qual o interesse do seu público em determinado produto ou serviço. A interpretação correta desses relatórios é fundamental para a análise do comportamento dos seus destinatários e o planejamento de ações futuras.
Pertinência: segmentação e relevância de suas campanhas. Qual é o perfil do seu público? Ele se ajusta ao seu produto/serviço? Qual o grau de relevância do meu produto X meu público. Por exemplo: não adianta mandar um email de roupas femininas para o público masculino. A não ser que seja a proposta ou época de presentear a mulher: como dia internacional da mulher, dos namorados, Natal, etc. Caso contrário a campanha não será tão relevante a eles. Essa é a importância de um plano de comunicação também para o email marketing. Segmentar sua base de acordo com o perfil e interesse do seu público. Uma sugestão nossa é a personalização dos emails. Enviar o email colocando o nome de cada pessoa.
Permissão: nessa etapa vamos além do opt-in. Aqui, cabe não só respeitar a decisão do cliente de receber ou não seus emails, como também a opção de descadastramento (opt-out).  Enviar emails após o opt-out é spam e poderá ser negativo para a imagem de sua empresa. Nossa sugestão é:
1º – Enviar um email informando o descadastramento e a retirada da sua base.
2º – É importante que você busque nesse momento um feedback do cliente sobre o porquê de não querer mais receber os emails. Você irá fazer com que ele se sinta valorizado e bem atendido. Além de ter a chance de reverter esse quadro, identificando o perfil e oferecendo produtos ou serviços segmentados.
Permanência: repetição, freqüência de envio da campanha. É importante que o email seja enviado periodicamente, porém, que sua proposta seja renovada, diferente. Pode-se enviar um email promocional de algum produto e reenviar esse mesmo email abordando os últimos dias da promoção. Criar um senso de urgência é interessante. Nossa última sugestão é o cuidado para não cansar o seu público, evite exageros. INOVE.  Crie algo diferente e atrativo. Reforce a relação entre vocês e atente-se para a análise comportamental.
Por fim, compare os relatórios de suas campanhas: veja a quantidade de cliques, o quanto é revertido em compra.  Atente-se a responder às perguntas: qual sua campanha de maior sucesso? Qual o motivo desse sucesso? O que despertou interesse do seu usuário para clicar naquela campanha específica? Qual o contexto, sazonalidade, promoção, layout, comunicação, prática de persuasão, subject mais utilizados em suas campanhas de maior sucesso? Estudar e planejar suas ações de email marketing é fundamental para aumentar sua expertise em fazer marketing online e gerar lucratividade para sua empresa.
Rodrigo de Almeida da Dinamize