01/08/2012

O horário nobre das redes sociais

Gerenciar as mídias sociais para o seu negócio pode ser dificultoso. Quais imagens compartilhar, qual novidade da empresa postar e sobre que assunto falar. Além de saber o que publicar, e em que rede social, outra grande questão está relacionado ao horário de postagem.
De acordo com o diretor da Área Local – Agência Digital, Remo Carlo Bortoluzzi, o público em geral está nas redes sociais em horários comerciais. “Tem que ser estratégico. Postar um conteúdo entre 9 e 11 horas pode trazer mais resultados do que colocar as 5 horas da manhã, por exemplo, pode não render tanto quanto o esperado”, explica.
Podemos dizer que o sucesso dos likes e twittes está relacionado ao horário de postagem. No entanto não podemos segui-los tão a risca. E a explicação é simples, já que o número de acessos está mais direcionado a qualidade do conteúdo. “Independente do horário, a empresa deve conhecer o público alvo e direcionar o conteúdo. Realizando estas ações dificilmente o resultado será negativo”, destaca.
No entanto, alguns dias e horários são mais visíveis, como aponta o site de pesquisas Scup. “Horário bom para postar durante a manhã é entre 10 e 12 horas. Já no período da tarde, fica entre 16 e 19 horas”, ressalta Remo. Nos momentos mais descontraídos, 12 á 13 horas e 18 á 20 horas, a interatividade é maior, porém o conteúdo é de baixa qualidade.
Talvez o segredo não esteja no horário, mas no trabalho e na busca constante por mais ferramentas e informações. Além disso, produzir e compartilhar conteúdo que realmente importe para seu público, pode ser a alavanca do sucesso nas redes sociais.