O domínio do seu site está configurado corretamente?

por Sandro Alencar Fernandes - 06/01/2022 - 18:17

Uma dúvida que muitas pessoas e empresas tem ao iniciar sua presença na Internet é sobre o domínio correto que vai usar. Já explicamos nesse post O que é o Registro de Domínio e por que fazer. 

 

Inclusive também tratamos a muito tempo desse tema aqui no Blog, por exemplo quando notificamos que a extensão de domínio .com.br deixou de ser restrita apenas para CNPJ, isso lá em 2009. 

 

O uso de um DOMÍNIO próprio de internet para seu site, blog ou loja virtual é algo de extrema importância, para não dizer essencial. Em uma pesquisa rápida na Internet há várias postagens a respeito das vantagens e também explicando mais sobre domínios. Um artigo muito legal é escrito por Ivan de Souza no Blog da Rockcontent detalha: Domínio, subdomínio e subdiretório : qual é melhor para o SEO do seu blog? Apesar de relatar o uso para um Blog, se aplica ao Site e também a um e-commerce. 

 

Tendo em vista que sabemos da importância de um domínio para sua presença e estratégia digital, o que desejamos é alertar e perguntar. O domínio do seu site está configurado corretamente?

 

Imagem  .www e sem .www

 

Domínios iniciados com o prefixo www. e sem o www.

 

Quando configuramos o domínio no servidor de hospedagem, através das configurações de DNS (Domain Name System) – Sistema de Nomes de Domínio, podemos configurar para que seja acessado com o prefixo www. ou sem o www. Exemplos: www.arealocal.com.br ou arealocal.com.br.

 

Antigamente isso era muito necessário pois os navegadores de internet (Google Chorme, Firefox ou Edge) não tratavam automaticamente. Hoje o próprio navegador já reconhece os domínios sem o www. Então qual o problema? Muitas vezes não há. Porém, já pegamos alguns sites que no servidor está configurado o www. de forma incorreta então se o usuário coloca o www.dominio.com.br na barra do navegador o site não abre ou sem o .www também não. Pois o apontamento de DNS está errado.  

 

O ideal é definir se deseja que por padrão apareça o .www ou não, e então fazer o outro redirecionar para a sua preferência. Isso é se deseja www.dominio.com.br ao acessar dominio.com.br a própria configuração de DNS no servidor já redireciona para www.dominio.com.br ou o inverso. 

 

Como mencionei, não parece grave, mas a ideia é ter tudo configurado certinho para não correr nenhum risco de um usuário que está acessando ao site diretamente pela URL do domínio, por erro nessas configurações não consiga acessar. 

 

Além, é claro, das outras vantagens já mencionadas, principalmente com relação ao SEO (Search Engine Otimization) do site permitindo que seja melhor localizado nos resultados de busca. 

 

 

Certificado de Segurança SSL

 

 

Outra configuração importante de ser conferida é quanto ao certificado de segurança SSL. Também já falamos sobre no post: Certificado Digital SSL: A importância para seu site. Porém identificamos em alguns sites que as configurações do certificado não forçam o apontamento para o protocolo HTTPS, e permitem acessar o site apenas com HTTP e dependendo do navegador e das regras de segurança definidas pode ser exibido para o usuário uma mensagem que o site é inseguro. E isso, pode fazer com que o usuário abandone o site. 

 

Então sempre confira se seu site tem o certificado SSL instalado e válido e também se ao acessar digitando http://dominio.com.br o mesmo aponta corretamente para https://dominio.com.br, ou com o prefixo www. se assim estiver configurado. 

 

Como mencionado hoje os navegadores e até o Google já tentam evitar e corrigir esses erros provocados pela digitação da URL do domínio do site no navegador, porém se as configurações não estiverem certas, talvez esse ajuste automático não traga o resultado correto e você pode perder visitas ao seu site, gerar insegurança, perder ranqueamento nos mecanismos de busca e com isso, contatos e vendas. 

 

Então faça sempre a conferência das configurações de DNS de seus domínios e subdomínios. E se tiver dúvida ou quiser uma análise se está tudo certo com as configurações fale com nossa equipe da Área Local

1 comentário :
MARIZETE SERAFIM HOFFMANN:

Interessante!

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.