MVC, você conhece?

por Administrador - 07/08/2007 - 18:00

Nas minhas andanças pela internet, estive visitando o site da A2C, empresa de desenvolvimento web de joinville, e tinha uma notícia sobre vaga de emprego e seus requisitos, dentre os requisitos estava MVC, hummm, você sabe o que é?

Procurando encontrei no wikipédia uma breve descrição.

Model-view-controller (MVC) é um padrão de arquitetura de software. Em aplicações complexas, que enviam uma série de dados para o usuário, o desenvolvedor freqüentemente necessita separar os dados (Model) da interface (View). Desta forma, alterações feitas na interface não afetarão a manipulação dos dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar a interface do usuário. O model-view-controller resolve este problema através da separação das tarefas de acesso aos dados e lógica do negócio da apresentação e interação com o usuário, introduzindo um componente entre os dois: o Controller. MVC é usado em padrões de projeto de software, mas MVC abrange mais da arquitetura de uma aplicação do que é típico para um padrão de projeto. Leia mais

Uma das framework que utiliza o modelo MVC é a symfony, a framework utilizada pela Scheila em seu TCC, mais tem muitas outras, veja aqui.

A! se tivesse tempo pra estudar isso, parece bem interessante dividir interface e dados de uma aplicação.

2 Comentários :
Remo:

Só para contribuir, há frameworks em software livre, podendo ser testadas e avaliadas. Não poderia deixar passar em branco. Mas como hoje em dia está fácil de adquirir conhecimento, se consegue buscar muita informação nessa tal de internet. Só não evolui quem não quer.
Sandro Alencar Fernandes:

Jonatan, Isso mesmo a MVC tem essa funcionalidade e existem inúmeras Frameworks para essa finalidade. Ao meu ver a principal vantagem dessa metodologia é poder isolar o visual da lógica da aplicação o que facilita em muito futuras mudanças no visual de um site por exemplo. Seria interessante tirar um tempo pesquisar mais isso e colocar em prática. Talvez o próprio TCC da Scheila seja um ponte de partida. Muito Bom Post.

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.