Memristor o que seria isto ?

por Administrador - 02/05/2008 - 12:40

Nas andadas pelos sites de pesquisa científica e de informações, achei esta colocação muito valiosa. O pessoal do Inovação Tecnológica explica resumidamente como os cientistas da HP desenvolveram o 4º elemento fundamental da eletrônica: o Memristor.


[Imagem: J.J. Yang, HP Labs]

A imagem acima, [Imagem: J.J. Yang, HP Labs] foi feita em microscópio de força atômica, mostrando 17 memristores lado a lado.

É conhecíamos o Capacitor, Resistor e o Indutor. Agora temos ainda o Memristor. Se a HP colocar em produção, poderemos ter o problema de perda dos dados ao faltar energia resolvido. Já pensou, no meio de uma atividade deu aquela queda de energia. Sem problemas, o computador com o Memristor ficou com os dados gravados… Maravilha…

Dêem uma olhada nisto se interessar…

Memristor

Leon Chua, professor da Universidade de Berkeley, afirmou que o memristor – uma junção livre que ele fez dos termos memória e resistor – seria o quarto componente eletrônico fundamental – ao lado do resistor, do capacitor e do indutor – e que ele teria propriedades que não poderiam ser duplicadas por nenhuma combinação desses três outros componentes.

A propriedade mais importante desse novo componente passou a ser conhecida como “memresistência”, o que na prática significa que o memristor é uma memória resistiva, que não perde os dados quando a energia é desligada.

Os memristores são nanofios com 50 nanômetros de largura, o que compreende cerca de 150 átomos. Os nanofios são formados por duas camadas de dióxido de titânio conectados a condutores. Quando uma corrente elétrica é aplicada a um deles, a resistência dos outros se altera. É esta alteração que pode ser registrada como um bit, a unidade básica de informação.

Notícia completa aqui

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.