Mais espaço nos HDs

por Administrador - 23/05/2008 - 15:40

Pessoal, em 2004 a Toshiba mudou a forma de armazenar os bits nos Discos Rígidos, melhorando em até 1 terço de armazenamento no mesmo espaço. Será que nossos HDs de hoje já estão com essa tecnologia ? Acompanhe abaixo uma prévia da matéria e o detalhamento publicado no Inovação Tecnológica.

A Toshiba é a primeira empresa a lançar no mercado discos com gravação magnética perpendicular. A nova técnica exigiu o desenvolvimento de novas cabeças de leitura e gravação e de novos sistemas para integração dessas cabeças ao restante do equipamento.




Os discos rígidos convencionais armazenam os dados de forma longitudinal sobre o disco. Isto significa que os bits – as unidades magnéticas individuais – têm seus pólos norte e sul dispostos paralelamente ao disco. Embora os avanços na cobertura magnética continuem a permitir o aumento da densidade de armazenamento, os bits magnéticos repelem-se mutuamente devido ao alinhamento planar.

A densidade de armazenamento dos novos discos é a maior já registrada até hoje em produtos comerciais, 206 megabits por milímetro quadrado. Isto é um terço mais do que qualquer outro disco fabricado pela empresa.

O novo disco mede apenas 1,8 polegadas (4,5 centímetros) e tem capacidade de 40 gigabytes em cada prato. Um disco rígido pode, na verdade, ser composto por mais de um disco, que são montados com separadores no interior do aparelho. Cada um desses pratos tem sua própria cabeça de leitura magnética.

O novo HD será lançado em duas versões, uma com 40 gigabytes (um prato) e outra com 80 gigabytes (2 pratos). A versão de 40 gigabytes tem apenas cinco milímetros de espessura.

2 Comentários :
Remo:

Olá Janete, não. Na realidade foi uma nova tecnologia aplicada aos novos discos rígidos fabricados. Não há como utilizar o seu HD para ter mais espaço com esta tecnologia. Isto é diferente dos softwares compactadores de arquivos em tempo real.
Janete:

Isto que dizer que no meu HD vou poder gravar mais dados ? Haverá um software para um upgrade no HD ?

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.