Intranet – Conceitos Básicos

por Guilherme Beltramini - 04/10/2019 - 12:45

 

 

Tudo começou no ano de 1994, foi quando o termo Intranet foi usado pela primeira vez introduzido na área de administração das empresas, dois anos após cerca de 50% das organizações de maior economia mundial já teriam desenvolvido suas próprias Intranets.

 

A intranet vem se popularizando no Brasil e no mundo todo, de modo cada vez mais significativo, ela possibilita o acesso fácil, rápido e eficaz de informações em todos os setores da empresa, sem falar nas vantagens que acarreta, desde o aumento significativo da produtividade até a diminuição dos custos.

 

 

Afinal, o que é Intranet?

 

Basicamente consiste em redes corporativas, que tem como o principal objetivo concentrar as informações internas da organização no mesmo ambiente, consequentemente as informações poder ser acessadas com rapidez e facilidade pelos funcionários que serão autorizados.

 

A intranet une as informações de todos os tipos, que são fundamentais para o desenvolvimento de tarefas e outras atividades da empresa , a partir disso é possível que o departamento de marketing da instituição divulgue informações referentes ás suas campanhas.

 

 

Funcionamento – 

 

Depois de se aprofundar um pouco sobre o tema apresentado, vamos ao funcionamento da mesma. A intranet é uma rede de computadores que é muito parecida com a internet, porém de uso exclusivo daquela empresa, para o funcionamento, ela utiliza de uma infraestrutura e tecnologia de um lado, e as informações da empresa do outro. É um tipo de sistema acessado exclusivamente pelos computadores da própria empresa.

 

É muito comum em empresas o compartilhamento de dados importantes, a intranet funciona de tal modo a permitir e facilitar essa troca de informações dentre os mais variados setores da empresa.

 

 

Vantagens – 

 

  • Agilidade na troca de informações;

 

  • Possibilidade de interagir todas as áreas e setores empresariais em um mesmo lugar;

 

  • Armazenamento de relatórios e documentos;

 

  • Diminuição de erros de caráter operacional;

 

  • Aumento da produtividade;

 

 

 

Desvantagens – 

 

 

  • Custo e complexidade;

 

  • Ataque de vírus;

 

  • Invasão de Hackers internos e externos;

 

  • Problemas generalizados;

 

 

Agora que você já conhece os conceitos básicos, funcionamento, vantagens e desvantagens da Intranet o que você está esperando para trazer melhorias á sua empresa?

 

 

Converse com nossa equipe!

 

 

#15AnosÁreaLocal

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *