28/09/2018

O que devo incluir na criação de um site?

foto-para-site

 

 

Todo empresário ou responsável de marketing de uma empresa, escritório ou organização no momento da criação de um site ou na atualização do site atual se pergunta “O que devo incluir na criação de um site?”

 

A resposta dessa pergunta parece óbvia e geralmente é. Afinal, qual o objetivo de colocar um site online na internet?

É compartilhar alguma informação de maneira que as pessoas possam buscar e encontrar essa informação. Muito provavelmente essa informação está relacionada ao interesse do dono do site em vender alguma coisa ou serviço (venda pela própria internet, por exemplo um e-commerce, ou divulgação, para que as pessoas se interessem e façam contato).

 

Desta forma se o propósito é vender (uma imagem, um serviço ou um produto) devemos incluir no site:

 

  • A oferta (o que estamos querendo vender): Essa oferta deve estar clara e se for complexa ou forem várias ofertas, deve ser possível sub-dividir em linhas, categorias ou recursos de maneira que o usuário possa conhecer tudo que está sendo oferecido. Se o site for de venda on-line, o preço da oferta é um requisito fundamental.

 

  •  Quem está ofertando: Premissa básica de qualquer venda é se apresentar, deixar claro quem é você, a sua empresa, seus pontos positivos, referencias, para quem já vendeu, quem você atende, sua estrutura.

 

  • Opção para que a venda aconteça, CONTATO: Isso é importante, se for venda on-line, deve-se permitir incluir os produtos em um carrinho e concluir a venda, se for uma venda que acontecerá após um contato, esse deve estar claro e aparente. Telefones, e-mails, formulários de contato, orçamento ou pedidos devem estar disponíveis. Relação de representantes com telefone e e-mail, lista de pontos de venda. Enfim devem poder se comunicar com você. Você deve promover essa interação em várias partes do site de forma que o usuário consiga entrar em contato a qualquer instante. 

 

 

Os pontos citados são fundamentais. Porém é claro que seu site pode ter muitas outras coisas, como:

 

  • Conteúdo
    • Imagens, vídeos, áudios; 
    • Textos, notícias, artigos; 
  • Serviços
    • Intranets ou extranets;
    • Serviços ao cliente ou parceiro, como áreas de conteúdo e serviços restrito;
  • Interação
    • Atendimento online (chat);
    • Informações de suporte e abertura de chamados;
    • Comentários;
    • Compartilhamento (Redes Sociais, e-mail, link).

 

Acima de tudo deve-se ter claro qual o propósito do site e para quem, de maneira  a adequar o melhor formato de comunicar a oferta, quem oferece e como fazer contato.

 

Reveja seu site, analise sobre essa ótica e se preciso for, refaça. Ah, e não esqueça que hoje seu usuário irá acessá-lo principalmente pelo celular. Facilite a vida dele.