Hospedagem compartilhada VS Hospedagem na nuvem

por Guilherme Beltramini - 11/09/2019 - 14:22


 

Para que seu site possa ser encontrado na internet é necessário que ele esteja hospedado em algum servidor, o servidor nada mais é do que um computador que serve como local de armazenamento onde você irá guardar as informações e arquivos do seu site. Existem alguns tipos de hospedagem, dentre as mais utilizadas são a hospedagem compartilhada e a da nuvem, cada uma delas com recursos e características diferentes.

 

 

Afinal qual hospedagem devo utilizar em meu site? Compartilhada ou em nuvem?

 

 

  • Hospedagem Compartilhada:

 

 

A Hospedagem compartilhada deu-se início em meados dos anos 90, e até então é a hospedagem mais utilizada, devido ao seu baixo custo e facilidade de configuração.

Seu nome já fala por si só, o servidor físico é compartilhado por diversos usuários, seu site fica no mesmo computador e compartilha o mesmo IP, recursos e memória, em outros sites, sejam eles bons ou ruins, não é possível ter controle algum sobre isso.

 

A hospedagem compartilhada é mais indicada para sites e blogs de pequenos á médio porte, ou então que tenham um tráfego moderado e não se preocupam com sua performance para motores de busca. Seu custo é considerado baixo pelo fato de ser contratado apenas uma parte do servidor, é aí que surgem algumas complicações, um dos principais fatores é a insegurança, pois como é um serviço compartilhado não suporta muitos acessos, estando exposto aos ataques de hackers, para que seu site seja uma das vítimas basta que um único site da mesma rede esteja vulnerável.

 

Devido ao compartilhamento da rede você irá possuir uma limitação em quais tecnologias utilizar, por isso voce estará limitado aos recursos mais populares, o que nem sempre pode ser o ideal para seu site.

 

Hospedagem em Nuvem:

 

 

Diferente da compartilhada a hospedagem em nuvem é hospedada em várias máquinas físicas, que trabalham integradas distribuindo as cargas de processamento, memória e armazenamento de dados. Na hospedagem em nuvem os recursos que seu site utiliza são ajustados de acordo com sua demanda, levando em conta o volume de tráfego de dados, sendo praticamente ilimitados, pois é possível utilizar multplos servidores ao mesmo tempo.

 

Ele é indicado para sites, lojas virtuais, e blogs de todos os tamanhos, a partir deste recurso você pode aumentar significativamente o desempenho e segurança das informações e dados armazenados que possuir, enquanto na hospedagem compartilhada as possibilidades de perder dados importantes e sofrer invasões são maiores, na nuvem existem muitas camadas de proteção, justamente para impedir que isso ocorra, além disso os backups de informações são automáticos.

 

Mas existe uma grande desvantagem neste recurso, que é a exigência de conhecimento técnico para configuração e manutenção. Porém uma empresa que oferece hospedagem em nuvem, proporciona aos usuários este serviço com robôs que automatizam esse processo, o que torna a hospedagem em nuvem acessível a todos que desejarem, por meio de um painel com configurações simples e totalmente em português.

 

Podemos chegar a conclusão que a hospedagem compartilhada não é a mais indicada para sites modernos. E a hospedagem em nuvem oferece um fácil manuseio, e um ótimo custo-benefício.

 

 

Para adquirir uma hospedagem em nuvem converse com nossa equipe!

 

 

#15AnosÁreaLocal

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *