Greenpeace e a Eletrônica Verde

por Administrador - 05/03/2008 - 10:00

Pessoal, estou aí com os posts de novidades, inovação e tudo mais, mas me chamou a atenção a discussão do post Macbook Air pelos nossos blogueiros de plantão. A coisa toda em cima de inovação, futuro, substituição da máquina pelo homem, entrou em miséria, uns tem mais e outros menos e por aí afora.


greenpeace-04-03.png

Bem, quis comentar sobre a economia de energia elétrica que o Macbook Air traria para nós e consequentemente a ajuda que isto traria ao meio ambiente, etc. Mas me passou pela cabeça o seguinte: “Será que a fabricante do equipamento, ao produzir um equipamento que vai gerar um pouco de economia de energia, não vem gastando muito mais energia para produzir este tipo ?”.

Pensando assim achei no site do Greenpeace, o Guide to Greener Electronics (Guia para Eletrônica Verde), onde são avaliados entre outros, quão limpa é a fabricante de componentes eletrônicos.

No gráfico abaixo, escolha a versão do relatório (canto esquerdo inferior) e veja a classificação das empresas conforme suas notas (de 0 a 10) computadas pelo greenpeace.




No guia, são classificadas empresas de celulares, videogames, TV e fabricantes de computadores, em suas políticas globais e práticas de eliminação de componentes químicos, lixo eletrônico, etc.
Avalia-se também a questão do recolhimento após o consumo de seus clientes.

As empresas são pontuadas e classificadas com suas informações publicadas, e o resultado é encaminhado a elas.

O interessante é que temos as empresas gigantescas com pouca preocupação no meio ambiente e se não fosse por ações como o Greenpeace, estaríamos muito prejudicados.

Acompanhe o último relatório completo de Novembro de 2007 – 49 páginas

2 Comentários :
Remo Bortoluzzi:

É isso aí, as duas melhores são a Sony Ericsson e a Samsung, no quesito meio ambiente... mas as citadas por você também estão nas melhores posições
Sandro Alencar Fernandes:

Remo Interessante... pelo que entendi do gráfico pensando em meio ambiente devo comprar Dell, Lenovo e Nokia.

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.