Google mostra duas novidades: Wave e Squared

por Administrador - 02/07/2009 - 09:51

google_wave_logoEm menos de 15 dias,  a Google anunciou dois novos produtos. O primeiro anunciado foi o Google Wave, divulgado durante a conferência Google I/O. O Wave promete revolucionar a comunicação web, baseado em três tecnologias: colaboração em tempo real, que permitirá a edição de documentos, imagens e vídeos por toda uma rede de amigos, a “onda”, em tempo real; ferramentas de linguagem natural, no qual modelos contextuais fornecerão sugestões de ortografia e a “onda” do Google Wave, um conjunto de API’s que permitirão incorporar a nova mídia a outros gadgets sociais.

Os mais otimistas já classificam a nova mídia como substituto para e-mails e mensageiros instantâneos. O serviço será compatível com todos os navegadores que tenham suporte para as funcionalidades em real time do HTML 5. Sem esquecer da mobilidade, o Google Wave estará disponível também para Android e iPhone. Por hora, o Wave está rodando apenas em testes internos e estará aberto para outros testers apenas no segundo semestre. Mas você já pode se inscrever para participar desta nova onda.

O segundo lançamento está ligado às buscas, que tornaram a marca Google mundialmente famosa. O Google Squared, o novo serviço  Google Labs mostra uma nova forma de organizar e estruturar os resultados de busca, que aparecem dispostos em colunas, como numa planilha. A ferramenta ainda está disponível apenas em inglês.

Numa busca realizada por “cities Minas Gerais”, o resultado trouxe-nos a listagem de seis cidades mineiras, com imagens, descrição, área, país e código de área. Para ficar mais interessante, acrescentei em uma outra coluna dados sobre população e temperatura média anual. Você pode excluir ou incluir um novo conteúdo às buscas, clicando na janela ao lado. Simples e prático assim.

As novidades fizeram barulho em blogs, sites e twitters especializados. Se eles vão modificar sensivelmente o modo como usamos mídias sociais e fazemos buscas, já é outra história. Acredito no potencial de ambos produtos, mais ainda do Wave. Mas o tempo prova que qualquer sentença sobre buscas e redes sociais é prematura. Vamos conferir e aguardar.

Fonte: Bolt Brasil

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.