Gestão 360: um míssil em direção ao alvo. Saiba em três passos como essa metodologia irá transformar o seu negócio

por Bruna - 10/12/2020 - 13:38

Ter visão completa da sua empresa é a garantia de que suas estratégias serão eficazes e certeiras para disparar o crescimento e a lucratividade de seu negócio.

 

 

O cotidiano de uma empresa é desafiador e de grande agitação. Em qualquer negócio de excelência, é preciso dar atenção ao cliente, entender o que cada colaborador está operando e ao mesmo tempo traçar estratégias que trarão novas vendas e impacto.

 

Infelizmente, muitos gestores acabam se perdendo no meio do caminho, segundo o IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham antes de cinco anos de atividades. Para que isso não aconteça em seu negócio, é preciso ter uma gestão ágil e eficiente.

 

Sabemos da importância do assunto e por esse motivo, fizemos esse blog para que você entenda o que é Gestão 360 e como ela pode impactar seu negócio. Veja.

 

O QUE É A GESTÃO 360?

 

O método 360 se traduz em usar a inteligência de dadosautomatização de processos resultados internos para ter uma visão ampla da empresa, sem que se perca cada detalhe e especificação dos processos acompanhados.

 

Hoje em dia, é comum vermos empresas utilizando essa metodologia para otimizar seus recursos e resultados. De acordo com o iZoom, realizado em 2018, os maiores desafios encontrados em negócios, são:

 

– Sobrecarga de tarefas – 67%;

 

– Falta de tempo para otimização da empresa – 55%.

 

A gestão 360 serve para evitar que seu negócio tenha esses empecilhos, além de integrar diretamente todos os dados essenciais sobre os processos internos e relações externas da empresa, levando informações objetivas ao gestor.

 

COMO FUNCIONA A GESTÃO 360?

 

A gestão 360, como dissemos acima é a metodologia que faz o gestor ter visão ampla de todas as áreas ou setores da empresa e seus processos. De início, o gestor deve conhecer todos os processos que correm internamente na empresa, o próximo passo é analisar os indicadores que irão te proporcionar a visão 360 de seu negócio.

 

A Gestão 360 também simplifica a comunicação interna da empresa, através da análise dos indicadores é possível deixar clara e facilitada a meta da empresa e visar com mais cautela as situações que precisam de mais empenho e análise. Muitos gestores que fazem a integração da Gestão 360 em seu negócio, acabam optando por um Software de gestão que contribuem para essa adaptação.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO 360?

 

Essa gestão é mais do que ter visão completa e detalhada dos processos do seu negócio, ela te direciona para as decisões que irão proporcionar o crescimento contínuo e acelerado da sua empresa. Listamos aqui algumas das muitas vantagens de implantar esse tipo de análise e gestão através de um software:

 

OLHAR POR UM TODO

 

Muitas vezes, pequenos problemas limitam o sucesso do negócio, pontos falhos que devem ser percebidos, neutralizados e corrigidos, mas vemos que isso nem sempre acontece. Muitos gestores ficam tão preocupados em dar os passos maiores e deixam de notar a gravidade das pequenas falhas.

 

Ao se adaptar à gestão 360, a primeira vantagem é a visão completa dos processos da empresa, deste modo é possível reconhecer e corrigir os pontos fracos da empresa, como também, potencializar os pontos fortes e essenciais de seu negócio, em tempo hábil.

 

EQUIPES E PROCESSOS

 

As pessoas envolvidas em seu negócio é parte essencial para o sucesso, e com isso torna-se de suma importância uma gestão de equipes efetiva e de excelência. É preciso ter uma estratégia que coloque as pessoas certas nos lugares certos.

 

O papel do gestor nesse caso é ter a visão sistêmica que permite reconhecer cada detalhe do projeto, desde colegas em conflito até um projeto fora do prazo. Através da gestão 360, o gestor saberá exatamente o que pode ser feito para eliminar a raiz do problema, fortalecendo todo o tipo e deixando os processos mais ágeis.

 

ANTECIPAÇÃO DE TENDÊNCIAS

 

“Esteja sempre preparado para as oportunidades! ” Luiz Felipe Scolari

 

Se manter em ritmo acelerado no mercado é um pilar fundamental para qualquer negócio se manter. Esse olhar 360 do seu negócio permite reconhecer oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo, como também aproveitar cada uma delas para se destacar no mercado. Ao manter esse ritmo inovador, é possível estabelecer estratégias eficientes que irão garantir crescimento contínuo ao seu negócio.

 

ANÁLISE DE INDICADORES

 

Dentro do seu negócio existem muitos indicadores que avaliam como sua empresa está caminhando, como percentual de lucratividade e gerenciamento de equipes. Ao realizar o monitoramento desses indicadores, é possível gerenciar melhor cada parte de seu negócio.

 

Uma premissa a visão sistêmica, é conhecer e acompanhar os indicadores que fazem efeito e diferença nos objetivos e resultados que seu negócio quer alcançar. Com isso, o gestor tem suas decisões formadas em números e dados reais.

 

MELHORIA CONTÍNUA

 

O processo é um seguimento de fatos para se alcançar um resultado-chave, por esse motivo, se você anseia ter sucesso em seus negócios é essencial colocar em prática processos funcionais. Deste modo, a gestão que permite a visão 360 ajuda a diagnosticar e aperfeiçoar os processos existentes.

 

COMO INICIAR A GESTÃO 360 EM TRÊS PASSOS?

 

O segredo de uma gestão 360 de excelência é se preparar para trabalhar com o intuito de inovação. Nessa metodologia, o ideal é reunir dados e usar a tecnologia a favor do crescimento exponencial do negócio. E para que essa integração ocorra da melhor maneira, listamos aqui três dicas que irão te auxiliar nesse processo. Veja:

 

1 – TENHA BONS INDICADORES DE DESEMPENHO

 

Uma metodologia que tem gerado impacto à muitos negócios, são as análises dos indicadores de desempenho, que inclusive, é aliada da gestão 360. Um exemplo: se o objetivo é expandir a sua participação no mercado (Market share), é necessário acompanhar o volume de taxa de clientes, como está a efetividade das vendas, verificar o NPS, e outras informações significativas.

 

Quanto mais indicadores forem analisados, mais sistêmica fica a visão do gestor sobre seus processos e estratégias. Por isso, é de suma importância que a análise dos indicadores de resultados estejam lado a lado da gestão 360.

 

2 – OBTENHA O MODELO DE GESTÃO À VISTA

 

Gestão à vista é o compartilhamento de resultados através de painéis de gestão. Os painéis são posicionados estrategicamente em seu negócio, onde os resultados chaves e objetivos são visto por todos os colaboradores, otimizando a compreensão da transparência dos processos e garantindo o engajamento de toda a equipe nas metas almejadas pela empresa.

 

Nesses painéis podem estar dados de indicadores, avisos, relatórios, documentos entres outros pontos que integram uma visão holística sobre o negócio e seus processos.

 

3 – TENHA UM SOFTWARE ERP EM SEU NEGÓCIO

 

Software ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema de informação que une todos os dados de uma empresa em um só lugar, muitas vezes a união desses dados podem ser vistas sobre a perspectiva sistêmica e funcional.

 

Por isso, para a integração da Gestão 360 ou de qualquer outra metodologia, é importante possuir um bom sistema de g., o software conecta todos os setores da empresa e faz o compartilhamento de todas a informações necessárias com a devida rapidez e segurança, além de organizar a gestão e auxiliar no crescimento contínuo da empresa, através de metodologias ágeis que podem ser estruturadas pelo sistema, como big data.

 

VISÃO 360: A METODOLOGIA QUE TRANSFORMA

 

Para que sua gestão 360 ocorra de maneira eficiente e lucrativa, é essencial que a criação de uma rotina de feedbacks e avaliações constantes. Todo o time tem que se conscientizar sobre a importância dessas avaliações e do que se trata.

 

“O segredo do sucesso é a constância do propósito. ” Benjamin Disraeli.

 

As empresas que crescem e lucram de modo contínuo são aquelas que optam por inovar e se adequar no que está sendo proposto pelo mercado. Sabemos que isso não é tarefa fácil, surgem muitas dúvidas e receios se realmente valerá a pena e não será uma decisão tomada como se fosse um tiro no escuro.

 

E para que o resultado de suas escolhas seja o sucesso, o Time Adaptweb oferece a Gestão 360 na palma da sua mão. Um software que permite que você analise continuamente todos os pontos com praticidade e precisão, através das metodologias ágeis em um só lugar.

 

O TIME ADAPTWEB GERA CRESCIMENTO AO SEU NEGÓCIO ATRAVÉS DE:

 

– Overview de Clientes;

– Overview Comercial;

– Overview de Equipe;

– Overview Financeiro;

– Entre muitas outras soluções que geram valor.

 

Não deixe de pensar digital, fale com a Adaptweb 😀

 

QUERO AGENDAR UMA REUNIÃO

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *