Gerenciar redes sociais: é preciso planejamento e monitoramento.

por Administrador - 09/07/2012 - 16:26

Participei no dia 3 de julho de uma palestra muito interessante sobre redes sociais com a diretora de tecnologia da New Media Developers, Martha Gabriel. O evento contou com um bom público e foi organizado pelo Núcleo Web da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) e teve o apoio da ABRADI-SC, a qual presido atualmente.

O tema abordado foi a gestão de redes sociais. A palestra teve foco em processos de comunicação, gestão de conteúdo e administração das mídias sociais no meio empresarial. Martha trouxe a tona assuntos cotidianos e interessantes para quem precisa se “educar digitalmente”.

Atualmente oito em cada dez brasileiros usam sites de redes sociais e essa penetração aumenta ano a ano. O Twitter, Facebook e LinkedIn, plataformas de redes sociais mais usadas atualmente, têm crescido rapidamente e modificado o modo como as pessoas se comportam e interagem com as empresas.

“Pessoas esquecem, a internet não”. Estamos diariamente expostos, tanto pessoalmente como profissionalmente a várias informações. Exemplo disso, é a consulta do departamento de Recursos Humanos que já consultam o Facebook após receberem currículos ou até mesmo efetuarem uma entrevista. Então, seja na internet aquilo que você quer parecer. Faça na internet o que você faria na rua, por exemplo.

Martha Gabriel tratou ainda da importância de tratar crises através das Redes Sociais. Um dos pontos destacados foi a necessidade de prevermos a crise com ações e trabalho planejado. E principalmente que cada segmento esteja preparado para reagir em casos assim. Outro ponto importante mencionado por ela é que os profissionais que atuam com o marketing digital são responsáveis pelas ações, em Redes Socais, por exemplo, mas que a gestão de uma crise não cabe somente a eles e sim a um profissional de relações públicas ou os próprios donos do negócio.

O monitoramento também foi ponto de destaque da palestra, e esse é um trabalho minucioso, mas que deve ser realizado. Atualmente como isso é tudo muito novo e não conhecemos o comportamento de nossos clientes nas redes, devemos monitorar as marcas e aprender como os consumidores e internautas tem se relacionado com elas. Devemos medir, além dos números de seguidores e fãs, a qualidade dessas interações quantas são positivas, quantas são negativas ou neutras. Cada post, ação ou campanha tem um reflexo no universo digital e é papel do atual profissional de marketing monitorar e aprender com esses resultados.

Estratégias e planejamento são essenciais para as empresas atuarem nas redes sociais a fim de alcançarem seus objetivos. Precisamos estar conectados diariamente para conseguir apresentar e aprender as melhoras práticas nessa tendência atual da era digital, que já é realidade para todos.

Sobre o autor

Sandro Alencar Fernandes é diretor da Área Local – Agência Digital e presidente da Associação Catarinense das Agências Digitais, ABRADI-SC.

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