Feliz aniversário, Internet!

por Administrador - 14/03/2014 - 10:54

Essa semana (mais especificamente no dia 12/03), a Internet completou 25 anos de existência, e já não nos imaginamos sem ela. Porém, vocês conhecem as primeiras coisas que apareceram nela?

O primeiro site foi criado pelo próprio Bermes-Lee (o inventor da World Wide Web) para explicar como a Internet funciona e seus protocolos, além de instruções sobre como criar seu próprio site e pesquisar na web. O site original se perdeu no tempo, mas a página ainda é acessível aqui.

Também o primeiro servidor é de Bermes-Lee, o qual tinha uma mensagem clara na CPU: “Isto é um servidor: NÃO DESLIGUE!!”.

Já o primeiro site de buscas… não é o Google, nem o Bing, nem Yahoo!: seu nome é Archie e foi criado em 1990 por Alan Emtage. Ele ainda é acessível aqui.

E o primeiro anúncio? Demorou até, pois não havia muito público online nos anos 90; somente quando o número de estadunidenses que tinham acesso à Internet atingiu os 11 milhões, em 1994, apareceu o primeiro banner de anúncio.


O jornalista Justin Hall foi o primeiro blogueiro, em 1994; a primeira compra foi uma pizza de pepperoni com cogumelos e queijo extra no site da Pizza Hut; a primeira foto foi upada por Berners-Lee, e mostrava as quatro moças que compunham o grupo Les Horribles Cernettes. A foto data julho de 1992, após um festival interno no CERN e colocada na web no mesmo ano.

A primeira webcam tem uma estória engraçada que se passa na Universidade de Cambridge: um grupo de pesquisadores dependia de um mesmo filtro de café para manter todos acordados e trabalhando. Só que, como era muita gente, era preciso ser rápido para chegar antes dele acabar. Para garantir que todo mundo soubesse quando ele tinha ficado pronto, eles colocaram uma webcam no filtro. Depois, a transmissão foi aberta para toda a internet e o XCoffee se tornou a primeira transmissão de webcam da história.

Surpreendentemente, a primeira rede social não foi o Orkut (pasmem) e sim o Classmates.com em 1995, com o objetivo de reunir pessoas que estudaram nas mesmas escolas nos EUA. Mais surpreendente ainda é o fato de que ainda está em atividade.

O primeiro vídeo viral é esse aí abaixo:

E aí? Sentindo-se oldschool? Que mais 25 anos (e até mais) venham para a Internet!

Fonte: Tecnoblog 

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.