Plantas em Marte: NASA pretende enviar estufa para o planeta vermelho

por Administrador - 08/05/2014 - 11:13

Os seres humanos sempre foram atraídos pelo Universo e pelos cosmos, pois, afinal, todo mundo se questiona sobre isso. Até mesmo a NASA não tem respostas claras e 100% certas sobre o Universo.

Porém a nossa vontade de explorar outros mundos está crescendo, a ponto de querer mandar um pessoal para colonizar Marte em 2023 e, agora, a NASA anunciou que poderá levar plantas para Marte em 2020. Mas, não, a NASA não vai jogar sementes no solo lá e ver o que acontece, mas sim levar uma estufa completa da Terra. Até com ar daqui.

O projeto foi batizado de MPX (sigla para Mars Plant Experiment) e consiste em enviar, junto com um rover, na metade de 2020 – mas chegando lá só em 2021 -, um pequeno satélite contendo ar e 200 sementes da planta Arabidopsis. Quando o rover tocar na superfície de Marte, as sementes receberão água e passarão duas semanas se desenvolvendo.


As plantas servirão como teste para sabermos como organismos multicelulares se comportam no planeta, que tem níveis de radiação maiores e menor gravidade que a Terra.

“Nós partiríamos desse simples experimento para ter estufas em Marte para uma base sustentável”, explica Heather Smith, pesquisadora chefe do MPX. Ela ainda acrescenta que as plantas seriam um marco para a humanidade e a história da exploração espacial como os primeiros seres vivos multicelulares a nascerem, crescerem e morrerem em outro planeta.

Fonte: Tecnoblog

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.