19/03/2012

Estudo de comportamento digital: os novos perfis digigráficos

A agência DM9 fez um estudo de comportamento digital, para descobrir se os tipos de perfis atuais são os mesmo de anteriormente ou se as mudanças causadas pela tecnologia influenciaram na forma como o individuo se relacionada e se entende nas, até então, esferas tradicionais: a esfera do indivíduo; a esfera dos outros; a esfera das instituições; e a esfera do mundo.
O estudo foi chamado de Perfis Digigráficos e é um excelente guia – na verdade, um guia inovador – para todos aqueles que trabalham no meio digital; seja com publicidade, jornalismo, marketing, design, redação web, etc.
Segundo o estudo, os atuais perfis, dentro do universo digital, são moldados em três critérios:

  • Quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em suas vidas.
  • Quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos recursos digitais
  • Quanto os recursos digitais servem para moldar suas próprias identidades.

Baseado nesses critérios definiram-se cinco perfis digigráficos que foram moldados de acordo com o uso, a intenção ea identificação com a tecnologia. São eles:
IMERSOS: que tiveram parte de sua identidade definida pela tecnologia.
FERRAMENTADOS: recorrem à tecnologia para realizar suas tarefas, mas não a idolatram.
FASCINADOS: querem parecer modernos e tecnológicos.
EMPARELHADOS: a tecnologia é fundamental para colocar em prática os aspectos da vida.
EVOLUÍDOS: o universo das máquinas e da tecnologia é o seu habitat.

Fonte: Redator web