22/09/2010

Estratégias de e-mail marketing: é possível conhecer o ROI de sua campanha

Quem nunca ouviu falar em ROI, sigla em Inglês que significa Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento? No email marketing o ROI é aplicado no estabelecimento de uma relação direta entre as vendas feitas online e os dados dos relatórios de envio disponíveis no sistema. Dessa forma consegue-se o ROI específico através das interações.
O ROI é utilizado principalmente por empresas de comércio eletrônico, onde se podem obter dados mais palpáveis e concretos. E sabemos que hoje existem milhões de tipos diferenciados de produtos que geram receita sem a necessidade de venda. Há que se considerar como ROI simplesmente pelo valor de informações que o site pode agregar às pessoas. E estas podem ser as razões que podem fazer toda a diferença na hora receber o retorno da imagem de sua empresa.
Se você parar um instante, vai perceber que o seu site está conectado às pessoas e elas o usam por diversos motivos. E essas razões podem variar. O usuário pode entrar no seu site apenas por uma simples “passada de olho”, por você ter anunciado um produto interessante no email marketing, obter informações ou para efetuar uma compra. Essa última opção parece a melhor, certo?
A questão está em estabelecer parâmetros para medir o retorno sobre o seu investimento e fazer a si alguns questionamentos: o objetivo da sua empresa são apenas vendas? Fidelizar seu cliente? E ou, vendas, fidelizar clientes e atrair os amigos deles?
Veja como você pode iniciar um estudo de seu ROI através do email marketing:
– Acompanhe seu mapa de visualizações gerais e únicas
– Acompanhe seu mapa de cliques
– Acompanhe e estude o relatório de interações por contatos
– Veja a quantidade de encaminhamentos realizados por seus contatos
– Localize através do relatório Geotarget onde estão suas maiores interações

Fonte: Indicado por Nina Rosa
www.emailmanager.com