Escolha a hospedagem ideal para o seu projeto web

por Sandro Alencar Fernandes - 12/01/2018 - 17:30

 

hospedagemUm dos componentes mais importantes em um projeto Web e a infraestrutura de hospedagem. A ideia pode ser fantástica, o desenvolvimento perfeito, mas nada vai adiantar se o usuário não conseguir acessar quando desejar. E parte dessa responsabilidade está diretamente ligada onde está hospedado o projeto.

 

No princípio da internet para que fosse possível publicar um site, loja virtual ou sistema na web era também inevitável criar a infraestrutura. Essa envolve link de internet, capacidade computacional do servidor e tecnologia necessária, como a disponibilidade de um sistema operacional, linguagens de programação entre outros. Não existia os atuais hosts ou provedores de hospedagem, assim as empresas que quisessem por online suas ideias precisavam comprar hardware e contratar links de internet, além de configurar todo o ambiente.  Felizmente hoje isso é abstraído e são inúmeros os fornecedores que podem ofertar o serviço de hospedagem para projetos na web.

 

Há serviços de hospedagem no brasil e no exterior, soluções focadas em projetos de pequeno porte com pouca disponibilidade financeira ou empresas especializadas em grandes projetos com equipe e infraestrutura completa e robusta para rodar grandes serviços e projetos na web. Claro, empresas como Google e Facebook tem seus próprios servidores, links e profissionais. Agora empresas e serviços mais recentes como AirBnB, Whatsapp e Uber, por exemplo, contratam serviços de hospedagem de empresas especializadas.

 

E qual é a escolha ideal de hospedagem para o seu projeto? A resposta não está pronta, mas apontamos alguns itens que devem ser vistos para tomar essa decisão:

 

  • Como é seu projeto, o que exige em termos de recursos? Tem foco maior para performance e velocidade? Tem necessidade maior para disponibilidade? É de suma importância a questão segurança? Essas são perguntas que exigem reflexão e resposta para então partir para a escolha da melhor solução.
  • Qual sua disponibilidade financeira?
  • Qual o público-alvo ? Que região está? Que hábitos tem?
  • Seu projeto terá um acesso e crescimento constante ou sofrerá com picos repentinos?
  • Seu projeto tem mais serviços de consultas em banco de dados ou ele irá inserir mais dados em um banco de dados?
  • Qual o conhecimento seu e de sua equipe? Vocês tem domínio para configurações mais técnicas ou são leigos e precisam algo mais simplificado e que tenha pré-configurações prontas?
  • Você precisa saber como deseja o suporte do fornecedor. Como é seu perfil? Você precisa falar por telefone, pode ser atendido por tickets de helpdesk? tem que poder ir pessoalmente na empresa? A comunicação precisa ser em língua portuguesa?

 

Enfim, esses são só alguns itens que devem ser pensados para então poder decidir qual a melhor escolha.

 

Hoje os principais modelos de serviços de hospedagem são:

 

  • Compartilhada: Onde um servidor ou conjunto de recursos é compartilhada entre um ou mais sites, e-commerces ou projeto web. Vantagem: custo menor, visto que se está diluído entre vários projetos. Desvantagem: se um dos projetos usar muitos recursos, for atacado ou estivar mal dimensionado ou desenvolvido esse pode parar e derrubar todo o servidor e consequentemente seu projeto cairá.
  • Dedicado: Você terá um servidor dedicado, somente seu com suas configurações e recursos. Vantagem: maior liberdade para definir configuração em cima de suas exigências; Desvantagem: Custo maios que compartilhado e eventualmente em uma queda do servidor ou uma necessidade maior de recursos a retomada do serviço ou ampliação não é algo tão trivial e pode demorar um certo tempo e exigir tarefas de migração.
  • Cloud (na nuvem): Na verdade você contrata os recursos como vai usar. Esses são disponibilizados em um conjunto de equipamentos e softwares que entregam redundância e escalabilidade. Vantagem: Total liberdade para contratar exatamente o que deseja e possibilidade de escalar, aumentar, de forma rápida e transparente as configurações que devem ser disponíveis para seu projeto. Desvantagem: Algumas vezes mais complexos para gerir e também a cobrança exige maior atenção para que suas configurações e uso não extrapolem sua disponibilidade financeira.

 

Veja alguns provedores de serviços de hospedagem que nós da Área Local trabalhamos para fornecer as melhores opções de hospedagem e serviço aos nossos clientes:

Amazon (AWS), Dream Host, EveoLocaweb, Kinghost, Secnet, SingleHope, SoftLayer (IBM), Google GloudUOLHost.

 

O site Melhor Hospedagem de Sites  (https://www.melhorhospedagemdesites.com/) traz uma série de informações sobre servidores de hospedagem e análises de alguns dos servidores que citamos. 

 

Confira:

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *