ERROS COMETIDOS NO DISPARO D E-MAIL MARKETING

por Guilherme Beltramini - 22/10/2019 - 13:28

 

 

O disparo de e-mail marketing pode se tornar um aliado muito importante na sua estratégia digital. Segundo pesquisas estima-se que em 2019 cerca de 4 bilhões de pessoas utilizam o e-mail marketing, um número que pode aumentar em 4,4 bilhões de usuários em 2023.

 

Outro ponto importante é que o e-mail marketing tem a característica de ser um meio de comunicação muito pouco invasivo. O disparo de e-mail pegou muitos profissionais da área de marketing de surpresa, revelando serem pessimistas em relação a sua futura relevância no mercado, ainda mais em uma época onde se parecia dominar o uso das redes sociais.

 

Entretanto, existem algumas regras e critérios que devem ser respeitadas.

 

 

  • Qualidade do Conteúdo –  

No mundo digital surgiram inúmeras formas de atração e expansão no conteúdo de comunicação, tem-se apostado cada vez mais em conteúdo com substância, este conteúdo será apreciado pelo seu público-alvo e também será promovido pelo Google, e outros motores de busca.

 

  • Elementos Visuais – 

Uma das boas formas de tornar sua newsletter e e-mail mais atraentes são os chamados elementos visuais. Na maioria das vezes é recomendado que seja 60% de texto e os outros 40% de imagem, quando se fala em disparos de e-mail marketing. Essa regra deve ser seguida pois muita imagem ou muito texto tornam seu conteúdo massante e com excesso de elementos visuais.

 

  • Design Atrativo – 

Existem vários fatores que aumentam o crescimento significativamente em design por parte de grandes empresas. Segundo pesquisas, um bom design de qualidade exerce grande influência sobre o processo de decisão de compra. Sendo que um layout confuso e poluído poderá levar muitos navegadores á desistência de ler um e-mail, do que uma newsletter chamativo e criativo de acordo com os propósitos do seu cliente.

 

  • Designs responsivos –   

Um design responsivo é de extrema importância, se levarmos em conta que cerca da metade das aberturas de campanhas de e-mail marketing  estão em usuários com dispositivos móveis. Um design responsivo se acompanha pelas conquistas progressivas dos Smartphones, pelo fato de milhões de pessoas estarem em seu porte e por ser considerado como instrumento de trabalho.

 

  • Limpeza constante na base de dados –  

É muito importante ter uma base de dados sempre atualizada, afinal de contas se essa limpeza não for feita com frequência, você correrá o risco de enviar e-mails para endereços inválidos ou até mesmo pessoas que não desejam receber a sua mensagem.

 

 

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