30/01/2008

É por isso que precisamos…

Pessoal, a algum tempo atrás adotamos o controle de tempo das atividades na empresa. Apesar que anotarmos o tempo que ficamos nos projetos temos que também tomar muito cuidado com o restante deste tempo, o que fazemos neste restante de tempo disponível do dia?
O Walmar do fatorW tomou uma ação drástica e necessária, de bloquear seus próprios sites improdutivos. Abaixo copiei seu post que fala sobre isso.
Boa leituraPost do fatorW :  Monitorar o tempo pode triplicar sua produtividade
A semana passada foi uma das mais cheias de trabalho que já tive na vida (se vocês perceberam, o blog nem atualizado foi). Uma das coisas que me salvou do caos completo foi o uso de sistemas de gerenciamento do tempo.
Já uso há algum tempo o RescueTime, que é um software fantástico para monitorar o tempo que você passa usando cada programa ou visitando cada site.
Você não precisa fazer nada além de instalá-lo. Ele simplesmente fica rodando no sistema operacional e enviando dados para a web. Quando você loga pode ver quanto tempo passou em cada programa e classificá-los por tag.
Foi usando o RescueTime que eu percebi quantas horas por dia eu passava lendo notícias de grandes portais e, então, decidi bloqueá-los para mim mesmo.
Mas eu ainda precisava de algo que me dissesse quanto tempo eu gastei em cada projeto, de uma forma fácil.

SlimTimer

Foi então que achei o SlimTimer. Depois de testar vários e vários sistemas de acompanhamento do tempo, achei esse o mais perto do ideal
O SlimTimer abre uma pequena barra lateral no browser e lá você adiciona as tarefas. Quando clica na tarefa, ela começa a contar o tempo. Clicou de novo, pára o cronômetro.
O monitoramento do tempo aliado ao meu novo modo “monotarefa” (assunto para outro post) me fizeram conseguir passar ainda vivo pela última semana.
Para ficar perfeito, só faltava o pessoal do Remember The Milk pegar a API do SlimTimer e fazer o time track nas próprias tarefas da vaquinha. Estou pedindo muito?