Dicas de E-Commerce para o Final de Ano.
Algumas idéias:
- Compre na sua loja, a experiência foi boa? Você compraria de você?
- O processo de checkout é claro de entender? Combina com o look & fell da sua loja virtual?
- Reorganize as seções da sua loja por ordem de importância independente de hierarquia.
- Integre a página de confirmação de pedido com convite para seguir no Twitter, Facebook e assinar o e-news.
- As imagens dos produtos e da loja estão otimizadas para não torrar o saco do cliente?
- Você oferece produtos complementares ao produto que o cliente está comprando durante o carrinho de compras?
- Quantas resenhas de produtos feitas por cliente você tem na loja? Incentive o quanto antes, use as resenhas em banners na home page.
- Quantos testemunhais de clientes você tem na sua loja? Coloque a foto do cliente no banner do produto na home page do seu ecommerce.
- O mix de produto oferecido na sua loja virtual está adequado? É tempo de boas novas, é tempo de renovação.
- Considere a hipótese de utilizar o grafismo de Natal e Ano Novo por todo a loja virtual.
- O botão “adicionar ao carrinho” na página de detalhe do produto é MATADOR, bonito, grande e relevante?
- 40% dos usuários de internet ao entrar em uma loja virtual pulam para a busca. O quanto MARAVILHOSA é o resultado de busca no seu web site?
- Por que os seus clientes abandonam produtos no carrinho? Por que eles não fecham o pedido? O que você está fazendo para entender isso?
- Qual é a sua política de frete para as festas? Qual é a sua política de entrega para o período de festas?
- Reveja a possibilidade de oferecer devolução grátis na compra de produtos caso o cliente não goste do que comprou ou ganhou.
- Adicione Live Chat ao seu ecommerce, na correria do final de ano as pessoas vão precisar de mais ajuda que o normal.
- Coloque pessoas preparadas para atender no Live Chat, leve o Live Chat a sério!
- Considere a possibilidade de adicionar uma nota pessoal de agradecimento nos emails de confirmação de pedido.
- Considere a possibilidade de adicionar um cupom de desconto para o cliente presentear algum amigo.
- Esteja preparado para o crescimento no volume de pedidos.
- Você fez o planejamento do final de ano? SEO, Design, Orçamentos, Email Marketing?
- Forneça guias rápidos e extensos sobre como comprar produtos, e quais comprar. Eduque o cliente!
- Crie uma área chamada “Dicas de Presentes de Última Hora”, cheia de dicas de presentes que podem ser entregues em um curtíssimo espaço de tempo.
- Diferencie-se da concorrência: dê o pacote para presente grátis, ou,
- Ofereça uma opção de pacote para presente ultra diferenciado e até mais caro que a concorrência.
- Crie bundles de produtos com 2 ou 3 itens.
- Crie promoções do tipo: Economize X ao comprar Y reais.
- Planeje as suas mensagens de e-mail marketing com antecedência. Leve e-mail marketing muito a sério.
- Twitter! Aproveite o final de ano para entrar nessa. Milhões de brasileiros vão dobrar o tráfego no Twitter nos próximos meses.
- Facebook! Você já está lá? Aproveite o final de ano para criar o Fã Clubde da sua empresa por lá.
- Adicione o botão “Addthis” a página de detalhe do produto, permite que o cliente compartilhe o produto com os amigos nas redes sociais.
- YouTube. Você pode usar o YouTube para fazer demonstrações dos produtos que você vende. Ou, criar vídeos de boas vindas.
- Crie um blog e comece agora mesmo a conversar com os seus clientes sobre os produtos que você oferece.
- SEO. Você aparece na primeira página do resultado de busca para os produtos que mais deseja vender?
- Considere a possibilidade de firmar parcerias que possam aumentar a exposição do seu marketing. Exemplo: Adicione conteúdo no form de pedido em troca de banners.
- Crie uma loja de nicho (hot site) para mostrar foco em um determinado segmento em ascensão.
- Leia os comentários e resenhas dos clientes!
Você tem alguma dica para o final de ano?
Sinta-se a vontade para completar a lista.