Dicas de E-Commerce para o Final de Ano.

por Administrador - 24/11/2009 - 10:12

papai-noel-computadorEstamos quase no final do ano. Eu acredito que todos vocês já devam ter colocado em prática suas estratégias de marketing para dobrar as vendas nas festas que se aproximam. Entretanto, nunca é tarde para incrementar o plano.

Algumas idéias:

  • Compre na sua loja, a experiência foi boa? Você compraria de você?
  • O processo de checkout é claro de entender? Combina com o look & fell da sua loja virtual?
  • Reorganize as seções da sua loja por ordem de importância independente de hierarquia.
  • Integre a página de confirmação de pedido com convite para seguir no Twitter, Facebook e assinar o e-news.
  • As imagens dos produtos e da loja estão otimizadas para não torrar o saco do cliente?
  • Você oferece produtos complementares ao produto que o cliente está comprando durante o carrinho de compras?
  • Quantas resenhas de produtos feitas por cliente você tem na loja? Incentive o quanto antes, use as resenhas em banners na home page.
  • Quantos testemunhais de clientes você tem na sua loja? Coloque a foto do cliente no banner do produto na home page do seu ecommerce.
  • O mix de produto oferecido na sua loja virtual está adequado? É tempo de boas novas, é tempo de renovação.
  • Considere a hipótese de utilizar o grafismo de Natal e Ano Novo por todo a loja virtual.
  • O botão “adicionar ao carrinho” na página de detalhe do produto é MATADOR, bonito, grande e relevante?
  • 40% dos usuários de internet ao entrar em uma loja virtual pulam para a busca. O quanto MARAVILHOSA é o resultado de busca no seu web site?
  • Por que os seus clientes abandonam produtos no carrinho? Por que eles não fecham o pedido? O que você está fazendo para entender isso?
  • Qual é a sua política de frete para as festas? Qual é a sua política de entrega para o período de festas?
  • Reveja a possibilidade de oferecer devolução grátis na compra de produtos caso o cliente não goste do que comprou ou ganhou.
  • Adicione Live Chat ao seu ecommerce, na correria do final de ano as pessoas vão precisar de mais ajuda que o normal.
  • Coloque pessoas preparadas para atender no Live Chat, leve o Live Chat a sério!
  • Considere a possibilidade de adicionar uma nota pessoal de agradecimento nos emails de confirmação de pedido.
  • Considere a possibilidade de adicionar  um cupom de desconto para o cliente presentear algum amigo.
  • Esteja preparado para o crescimento no volume de pedidos.
  • Você fez o planejamento do final de ano? SEO, Design, Orçamentos, Email Marketing?
  • Forneça guias rápidos e extensos sobre como comprar produtos, e quais comprar. Eduque o cliente!
  • Crie uma área chamada “Dicas de Presentes de Última Hora”, cheia de dicas de presentes que podem ser entregues em um curtíssimo espaço de tempo.
  • Diferencie-se da concorrência: dê o pacote para presente grátis, ou,
  • Ofereça uma opção de pacote para presente ultra diferenciado e até mais caro que a concorrência.
  • Crie bundles de produtos com 2 ou 3 itens.
  • Crie promoções do tipo: Economize X ao comprar Y reais.
  • Planeje as suas mensagens de e-mail marketing com antecedência. Leve e-mail marketing muito a sério.
  • Twitter! Aproveite o final de ano para entrar nessa. Milhões de brasileiros vão dobrar o tráfego no Twitter nos próximos meses.
  • Facebook! Você já está lá? Aproveite o final de ano para criar o Fã Clubde da sua empresa por lá.
  • Adicione o botão “Addthis” a página de detalhe do produto, permite que o cliente compartilhe o produto com os amigos nas redes sociais.
  • YouTube. Você pode usar o YouTube para fazer demonstrações dos produtos que você vende. Ou, criar vídeos de boas vindas.
  • Crie um blog e comece agora mesmo a conversar com os seus clientes sobre os produtos que você oferece.
  • SEO. Você aparece na primeira página do resultado de busca para os produtos que mais deseja vender?
  • Considere a possibilidade de firmar parcerias que possam aumentar a exposição do seu marketing. Exemplo: Adicione conteúdo no form de pedido em troca de banners.
  • Crie uma loja de nicho (hot site) para mostrar foco em um determinado segmento em ascensão.
  • Leia os comentários e resenhas dos clientes!ecommerce11

Você tem alguma dica para o final de ano?
Sinta-se a vontade para completar a lista.

3 Comentários :
Sandro Alencar Fernandes:

Muito Legal, Incremento o post sugerindo também a leitura da notícia: Em 10 anos, comércio eletrônico cresce 45% no Brasil http://br.hsmglobal.com/notas/55494-em-10-anos-comercio-eletrônico-cresce-45-no-brasil?utm_source=231109_economia&utm_medium=231109_economia&utm_content=231109_economia_em-10-anos-comercio-eletronico-cresce-45-no-brasil&utm_campaign=231109_economia
Franciane B. Franz:

Excelente observação Ivan.. Muitos comerciantes não conseguem visualizar a forma como oferecem produtos em suas lojas virtuais. Muitas vezes mais confundem do que facilitam a compra do cliente. São pequenas dicas, mas que resultam em grandes diferenças.
Ivan Rodrigo Borgonovo:

Tenho certeza que essas dicas são bem vindas aos comerciantes que possuem loja virtual. Minha certeza é que eu mesmo acabei de concluir uma compra desta forma, e sei que farei ainda mais. O comércio virtual promete competir fortementa com o comércio varejista nesse fim de ano. Vamos esperar pra confefir. Lembrando que na hora de fazer um E-Commerce a Área Local é a representante do Alto Vale nessa opção. Abraços amigos da Área Local.

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