12/03/2014

Criatividade e qualificação profissional são marcas registradas em empresas

Com o intuito de melhorar e dinamizar a oferta de trabalho dos colaboradores, empresas têm oferecido capacitações
 Atualmente, as agências digitais, de publicidade e propaganda e assessorias contam com a prestação de serviço de jovens colaboradores da chamada Geração “Y”. Essas empresas possuem características especificas, ligadas diretamente à informação, tecnologia e comunicação, áreas de interesse destes que se posicionam de outra forma no mercado de trabalho, tendo em vista a criatividade e a inquietação. Hoje, o que se busca é a significação das coisas, um sentido para aquilo que se faz. Mais do que ter uma carreira de sucesso é preciso gostar dela. Gestores têm procurado levar para dentro das empresas cursos de qualificação, workshops e capacitações que estimulam ainda mais o interesse, habilidade e dinamismo dos jovens incansáveis por conhecimento.
Em décadas passadas, os trabalhadores optavam por estabilidade profissional e permaneciam entre cinco ou dez anos na mesma empresa. As condições financeiras eram diferentes e as decisões profissionais eram baseadas na situação familiar de cada funcionário. Quando a família possuía muitos integrantes, era incogitável a hipótese de não ter uma renda fixa, com um emprego fixo. A dedicação era voltada a um único setor, fazendo com que os profissionais criassem raízes nas empresas. Agora os colaboradores optam pela realização de inúmeras atividades, com envolvimento cultural, ambiental e sustentável, tendo em vista o trabalho em equipe e a promoção de melhorias no meio em que se vive.
A Área Local, em Rio do Sul, Santa Catarina desenvolve estímulos contínuos aos colaboradores. Sobretudo, incentiva a participação de cursos e seminários, com foco no aperfeiçoamento das atividades por cada um desenvolvidas. “É realmente desafiante trabalhar com esses jovens. Procuramos analisar nossas ações sobre a ótica dessa nova geração. O desafio está em equilibrar os anseios desta geração que é veloz, com processos que exigem um tempo maior para ganhar forma e adesão. Buscamos envolver os colaboradores em processos de escolha e decisão e mantemos clara e direta a comunicação entre os gestores da Área Local e nossa equipe”, especifica o diretor de projetos da empresa, Sandro Alencar Fernandes.
O meu projeto, a nossa equipe
A Área Local é especializada no desenvolvimento de projetos com conceitos diferenciados que envolvem criatividade, originalidade, planejamento e organização. Cada projeto é único. A agência desenvolve websites e blogs, cria planejamento web e realiza a otimização de sites (SEO), através de aplicação de um conjunto de técnicas para tornar um site mais relevante. Para cada setor, há um colaborador com atividades atuantes e direcionadas. Os workshops apresentados por cada um têm o intuito de auxiliar toda a equipe com o aprendizado de uma nova ferramenta. Todos ganham em uma via de mão dupla, onde competências e aprendizado se integram. “Esta prática ocorre há anos e agora em 2014 intensificamos. A ideia é estimular a busca de conhecimento e exercitar o compartilhamento. Cada pessoa da equipe pode se candidatar a apresentar um assunto no seminário. O tema é livre. Já tivemos apresentações das mais variadas e que sempre contribuem para a evolução de toda a equipe”, analisa Sandro.
Nos dias de hoje é preciso ter um motivo para permanecer na mesma empresa. Cientes disso, as pessoas se comprometem com a realização do trabalho, tendo em vista a troca de informação e o crescimento futuro. Estar qualificado para determinada área de atuação ou procurar melhorar o que já se sabe tornam o colaborador alguém apto para treinamentos e disponível para o mercado.  Sandro acredita que as empresas precisam investir, pois “a capacitação é importante não só para a empresa, mas também para o indivíduo. O exercício de se capacitar ou capacitar outros nos torna melhores em comunicação e também no tema específico. Mas principalmente causa inquietação e essa inquietação nos tira da mesmice e nos faz crescer e caminha para frente”.
Assista abaixo o vídeo “All work and all play – Comportamento e Consumo – Gerações X Y Z”