Cores HTML – Você sabe por que #ffffff é a cor branca?

por Sandro Alencar Fernandes - 27/08/2007 - 13:00

Certamente quem desenvolve HTML/XHTML ou tem trabalhado com CSS usa com muita frequencia as cores representadas por hexadecimais.

 

Alguns certamente já se perguntaram como é formado esse código, pois bem segue a explicação.

 

É de conhecimento da maioria o sistema de cores RGB, que é a abreviação do sistema de cores aditivos R – Red (vermelho), G – Green (verde) e B – Blue (azul).

 

Assim nesse sistema uma cor é representada pela combinação de quantidades de cada cor primária. Essa quantidade pode variar de 0 a 255, assim a cor a Azul é representada por:

  • red (vermenho): 0;
  • green (verde): 0; e
  • blue (azul): 255.

 

Isto é o azul possuí intensidade 255 da cor azul e 0 de vermelho e verde. Pois bem, porém para que a representação não ficasse extensa utilizando a notação decimal, convencionou-se em utilizar a representação hexadecimal das tonalidades de cada cor.

 

eBook Redes Sociais

Aproveite e baixe nosso eBook sobre Redes Sociais:

Assim o número 0 em decimal é igual a 0 em hexadecimal já o 10 em decimal é igual ao A em hexidacimal, o 125 em decimal equivale ao 7D em hexadecimal e por fim o número 255 em decimal equivale a FF em hexadecimal.

 

Deste modo cada cor pode variar de 00 a ff na representação hexadeciamal. combinando-se a intensidade das cores do RGB temos a representação da cor.

 

Por exemplo:

 

  • Preto = #000000 – ausencia de todas as cores;
  • Branco = #ffffff – união de todas as cores;
  • Vermelho = #ff0000 – itensidade máxima de vermelho e 0 das outras cores;
  • Verde = #00ff00 – itensidade máxima de verde e 0 das outras cores;
  • Azul = #0000ff – itensidade máxima de azul e 0 das outras cores;
  • Amarelo = #ffff00 – intensidade máxima de vermelho e verde e nada da cor azul.

 

Os números hexadecimais são precedidos do caracter de sustenido, também chamado de jodo da velha (#).

 

 

Ainda é possível, em CSS, usar a representação reduzida da cor em hexadecimal, isto é quando em todas as cores o hexadecimal é representado por dois dígitos iguais para cada cor, pode-se reduzir a representação da cor para 3 dígitos apenas. Exemplo:

  • #ffffff – pode ser, #fff;
  • #ffddee – pode ser, #fde.

 

Bom, espero ter esclarecido o uso do hexadecimal na representação das cores.

 

Fiquem a vontade para comentar.

7 Comentários :
Valdei José:

Caro Everton Precisei usar um fundo transparente e apenas user o códito # Espero ter ajudado. Att. Valdei www.web10.net.br
Sandro Alencar Fernandes:

Morales, Obrigado por acessar nosso blog e comentar. podes nos passar o link de seu blog para que seja possível entender melhor seu problema? Saudações e sucesso. Sandro Alencar Fernandes Diretor Comercial - Área Local
morales:

ola ! estou com um problema o meu fundo do blog esta sem cor como coloca a cor nele ? nao é o fundo que todos estao acostumado trocar de imagen , como se fosse atraz das postagens ,atraz dos Layout , eles ficam sem cor no funso e da pra ver o fundo do blog ..me ajudem !!!!!!! obrigado
Sandro Alencar Fernandes:

Caro Everton Primeiramente obrigado por escrever em nosso blog. Mais não há uma cor transparente. Explique melhor o que você deseja fazer?
Everton:

quero saber o valor da cor transparente
Sandro Alencar Fernandes:

Certamente Remo, Desenvolvimento para Web requer um editor de texto que grave no formato ASCII e um ótimo conhecimento de HTML/XHTML, CSS, Javrscript, PHP (ou outra). Além de ser importante uma noção da arquitetura da Web. Bom, então, podes sim desenvolver no linux com o VI.
Remo:

Boa Sandro, bem educativo o post... sabendo isto, posso programar em html usando o terminal do linux e o editor de textos vi.... he he he

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *