Como uma cidade suíça transformou um viaduto antigo em um espaço de cultura e lazer

por Administrador - 11/09/2014 - 10:51

Quando alguém usa a expressão “debaixo da ponte”, logo vem à cabeça imagens de miséria e degradação. Mas muitas cidades têm dado exemplos de como transformar pontes e viadutos urbanos em espaços amigáveis para seus habitantes, e Zurique, na Suíça, é uma delas.

Construído no século XIX, o Im Viadukt fica bem no meio da cidade. Por cima dele passa uma das principais linhas férreas da cidade, e, debaixo dele, uma inovadora galeria comercial a céu aberto. Construída em 2010, esta galeira atrai inúmeros visitantes.

Boutiques, lojas de design, mercadinhos e uma boa variedade de pequenos restaurantes ocupam os arcos inferiores do viaduto. Ao invés de grandes marcas globais, os escolhidos para expor no local são empresas pequenas e criativas da região. O governo cobra preços acessíveis para o aluguel dos espaços e, em troca, os donos contribuem socialmente com a cidade. Uma das formas é contratando pessoas com mais dificuldades de encontrar colocação profissional, como portadores de deficiência e jovens desempregados.

Foi idealizado pela Agência Ptahx | mindGo’s, junto com a SWISS International Airlines, com apoio do Switzerland Tourism, e realmente a transformação do espaço é uma super referência para ser aplicada em outros lugares do mundo.

Se visitar Zurique estiver nos seus planos de viagem futuros, vale dar uma passadinha por lá para conhecer. Você pode pegar um metrô e descer na estação Hardbrücke ou mesmo fazer um tour pelo bairro onde o Im Viadukt está localizado.

Fonte: Hypeness

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *