12/08/2020

Como gerar receita com uma loja virtual em meio à pandemia

Em um ano conturbado como o de 2020, onde começamos com ameaça de Terceira Guerra Mundial, devastadores incêndios florestais e uma pandemia que perdura por meses, diversos empreendedores tiveram que adaptar-se a um cenário de grandes desafios. Mas, certas tendências de negócios que já vinham dando certo, como um negócio pela internet, ganharam mais força em 2020.

 

Um negócio online tem a disponibilidade de funcionar 24 horas e 7 dias por semana dependendo da natureza do negócio. A venda de produtos online é uma das melhores formas de ganhar dinheiro em 2020 por conta das medidas de isolamento social, devido ao aumento da demanda de usuários conectados e pela mudança de conceito dos consumidores de que os produtos adquiridos online trazem praticidade, conforto e segurança em dias de crise sanitária.

 

Por essas e outras razões, vamos mostrar neste artigo como você também pode “surfar” nesta tendência e se dar bem com uma loja virtual em meio à pandemia. Veja dicas simples e poderosas que irão ajudar você a dar os primeiros passos rumo ao sucesso de sua loja pela internet.

 

vendas online

 

Plano de negócio de uma loja virtual

 

No plano de negócio você deve estimar alguns custos necessários e fundamentais para sua loja virtual existir, sendo eles: o uso de plataforma online, como o WooCommerce e o WordPress, contratar um especialistas na criação de sites, criar uma identidade para sua marca, um estoque para produtos a pronta entrega, a entrega dos produtos aos clientes, dentre outros pontos. O domínio e a hospedagem do site podem ser incluídos junto a um pacote de serviços adquiridos junto a uma plataforma de e-commerce.

 

É importante salientar que um plano de negócio é fundamental e não pode ser deixado de lado. Muitos empresários iniciantes acreditam que por se tratar de uma loja virtual será tudo mais fácil e o planejamento pode ser dispensado, mas é aí que muitos erram e deixam de ganhar dinheiro com uma loja virtual.

 

Planeje com calma e sabedoria o nicho de produtos que irá vender, quem são os seus concorrentes, como se estabelecer neste mercado, tenha um bom plano de negócio e de marketing, e só então comece a investir pesado em sua loja. Lembre-se que vender pela internet é um dos negócios mais promissores em 2020 e isso não deverá mudar no futuro.

 

Venda produtos em um nicho

 

Uma loja virtual simples tem um grande potencial de negócios que pode ser explorado por comerciantes de diversos nichos de produtos. Não importa se você é especializado na venda de cosméticos, alimentos industrializados, roupas, utensílios domésticos, produtos eletroeletrônicos, medicamentos, suplementos, dentre outros, o potencial de venda é enorme.

 

Vender produtos online é uma forma de iniciar um próprio negócio ou expandir um estabelecimento com endereço físico. Por exemplo, se você é dono de uma loja de roupas especializada na venda de roupas infantis, você poderá expandir sua loja física para um ambiente virtual, permitindo desta forma que clientes de outras localidades conheçam sua loja.

 

Um outro exemplo, é uma pessoa que deseja vender suplementos comprando diretamente da fábrica e entregando a domicílio e começar tudo isso do zero, somente com uma loja virtual. Com uma loja virtual, a venda desses e de uma infinidade de produtos se torna possível. Então, o primeiro passo é estudar essa ideia com a mentalidade de um verdadeiro empresário e traçar um planejamento profissional.

 

Diversifique os produtos

 

A revenda de produtos comprados diretamente de fornecedores, como o AliExpress, e revendidos por sua loja, é uma opção viável para quem está começando neste ramo. Esse método consiste em estocar produtos de uso popular e revendê-los em sua loja virtual.

 

A ideia é ser diversificado e atender a vários públicos ao mesmo tempo, mas fazer isso de uma forma que você consiga chegar a todos eles. Ou seja, quando você busca diversificar e vender produtos de nichos diferentes, isso faz com que a busca por esses clientes também seja direcionada a cada necessidade. Com isso, os ambientes online explorados deverão ser diversificados.

 

Neste caso, você deverá se preocupar em alcançar o seu público-alvo em cada nicho de produto e traçar a melhor forma de converter esses usuários da internet em vendas. Tenha um plano de marketing que se estenda bem pelas mídias sociais e inclua o endereço de seu site em links e conteúdos postados constantemente na internet. Faça com que o visual de sua loja seja agradável e o mais prático possível.

 

Outro ponto fundamental que deve ser planejado é a entrega dos produtos no endereço do cliente. Neste caso, você mesmo pode fazer isso, contratar alguém para fazer isso para você, como uma pessoa de sua confiança, um serviço de entrega de sua confiança ou contratar um serviço de dropshipping para te ajudar com o escoamento de produtos.