29/01/2020

Como fortalecer a imagem da sua clínica odontológica?

 

Como fortalecer a imagem da sua clínica odontológica? O sonho de muitos empreendedores é ter um negócio de sucesso. A grande questão para que isso ocorra está ligada ao caminho percorrido, considerando desde os processos administrativos até a realização de um bom marketing.  

 

Além de oferecer um serviço ou produto de qualidade, o segredo para obter sucesso em um mercado constante e crescente está na visibilidade. Isso mesmo, ser visto! 

 

E isso também funciona para os consultórios odontológicos. Afinal, quanto mais visível estiver no segmento, maiores são as chances de lembrarem e de preferirem o seu negócio. 

 

Existem alguns fatores determinantes que impulsionam as chances de ter um negócio consolidado e com ótimos resultados. Todo dentista sonha em ter um consultório, que além de oferecer ótimos resultados financeiros, também seja consolidado e bem visto no mercado. 

 

A área da saúde exige um ponto que é muito importante: credibilidade. E com a saúde odontológica não é diferente! 

 

É essencial que a reputação do profissional esteja em alta e que o consultório seja reconhecido por oferecer um bom atendimento, tenha processos administrativos organizados e eficientes, equipamentos e uma estrutura confortável e segura, entre outros pontos importantes que vamos ver a seguir. 

 

Como estabelecer uma boa reputação? 

 

Agora que você já entendeu a importância de investir na reputação do seu consultório. Vamos ver aqui dicas fundamentais para manter a sua clínica odontológica com uma boa imagem no mercado: 

 

Processos administrativos otimizados

 

Pensar na otimização e organização dos processos administrativos é um ponto importante para qualquer negócio. Imagine se a sua clínica possui uma agenda de consultas desorganizada ou planilhas de controle sem informações importantes?

 

Com certeza, essa falta de organização prejudicará muito o atendimento e controle do seu consultório. 

 

Investir no espaço físico  

 

É essencial definir um padrão de layout, cores, móveis e todos os demais aspectos que contribuem para a harmonização do ambiente. É muito importante promover aos seus pacientes um ambiente confortável e agradável. 

 

Muitos profissionais podem enxergar esse investimento como um gasto desnecessário e muitas vezes acabam adiando, mas acreditem, não é! 

 

Estabeleça um atendimento personalizado 

 

O atendimento é um dos pontos mais importantes para manter um consultório odontológico ativo. Existem muitas formas de personalizar o atendimento dentro de um consultório, considerando que essa experiência começa desde a primeira abordagem até o procedimento dentário efetivo. 

 

Um atendimento humanizado é o mais indicado para este tipo de segmento. É extremamente importante que o dentista tente estabelecer um relacionamento de confiança com os seus pacientes. 

 

Para colocar um bom atendimento em prática é necessário pensar num conjunto de ações, como o envio de mensagens com promoções especiais, speech de abordagem definido, feedback dos clientes, estratégias de pós-venda pensando na fidelização do paciente, entre outros.

 

Lembrando que a ideia de um bom atendimento é garantir que o seu paciente tenha uma experiência única que o faça querer retornar ao seu consultório.

 

Marketing Digital 

 

O marketing odontológico é de extrema importância para qualquer consultório. É um dos pontos mais importantes para consolidar a imagem do seu negócio no mercado. Além de todos os outros pontos mencionados acima, o Marketing para consultórios é fundamental para a captação de novos pacientes e essencial para manter os pacientes já conquistados, até que ocorra a fidelização. 

 

O grande e maior objetivo é ter o maior número de pacientes fidelizados. Para isso, uma outra dica é marcar presença em redes sociais como o Facebook, Instagram e Youtube. Muitos dentistas estão terceirizando esses serviços, o que facilita na produção de conteúdos e ajuda a melhorar ainda mais a sua reputação no mercado. 

 

Não basta marcar presença, é necessário saber como fazer. O primeiro passo é entender e mapear quais são os seus pacientes em potencial e somente após esse levantamento é possível definir estratégias eficazes de Marketing. 

 

Ofereça um serviço diferenciado 

Para se destacar-se dos demais consultórios, é necessário pensar em formas que possa diferenciar o seu consultório dos concorrentes. 

 

Existem diferentes formas, como oferecer facilidades de pagamentos com a opção de parcelamento, credenciar-se a um bom plano odontológico que vai oferecer uma solução mais econômica aos seus pacientes e ampliar a sua cartela de clientes, oferecer promoções especiais, serviços gratuitos como uma limpeza dentária, por exemplo, entre outras soluções. 

 

Hora de colocar em prática 

 

Vimos aqui dicas preciosas para fazer com que o seu consultório seja bem reconhecido em diferentes aspectos. Além das dicas mencionadas acima, é necessário que cada profissional avalie o perfil do seus pacientes em potencial, essa análise e mapeamento vai ajudar na definição de quais são as melhores soluções e estratégias para potencializar ainda mais a sua imagem no mercado, atingindo exatamente o seu público-alvo. 

 

Podemos citar como exemplo um consultório que tem como público-alvo crianças. Nesse caso, o dentista pode optar pelo credenciamento em uma empresa que ofereça a opção de plano odontologico infantil.  Dessa forma, é possível facilitar que os serviços sejam de fácil acesso para esse determinado grupo de pacientes. 

 

Agora que você entendeu os principais pontos e como colocá-los em prática, não perca tempo! Comece ainda hoje a pensar em estratégias para se aproximar do seus clientes em potencial e, o melhor, como conquistá-los!