29/05/2014

Como evitar a procrastinação no Facebook



“Me cheque, me chequeeeeeeeeeeee” “Facebook, por favor, estou tentando trabalhar”

Quem nunca ficou horas fazendo algo simples por ficar procrastinando? “Vou entrar no Facebook só para dar uma olhadinha”, e essa olhadinha transforma-se em horas, até que você faça o que tinha para fazer em cima da hora e sua produtividade fica lá no chão.
Pois bem: já rolaram por aí algumas dicas a respeito. Pedro Burgos por exemplo falou bastante sobre a importância de saber monitorar o tempo no livro “Conecte-se ao que importa”. Ele sugere o uso do RescueTime para entender melhor onde você anda gastando seu tempo enquanto está no computador, o que ajuda a focar mais nas tarefas que realmente valem a pena (lembrem-se, jovens gafanhotos, que o sr. Mark Zuckerberg não dá nenhum centavo por rolar infinitamente o Feed de Notícias).
Mas existem medidas mais drásticas, como alguns aplicativos para Chrome que “excluem” a página inicial com notícias dos seus amigos e conhecidos. Ao invés das novidades, uma mensagem lembra você de não ser distraído ao passear pelo Facebook. Uma delas chama-se Kill News Feed e aparece assim:

Outro aplicativo parecido é o News Feed Erradicator, mas mostra frases motivacionais e por vezes sarcásticas:

Se você usa o Facebook no trabalho, não se preocupe: essas extensões acabam apenas com o feed de notícias, mas não com as outras funções da rede social, ou seja, continua sendo possível visitar listas customizadas, checar perfis, participar de grupos e usar o chat.
(O feed de notícias também continua acessível através de dispositivos móveis, nos quais a extensão não está instalada.)
Bloquear essa página de rolagem infinita de conteúdo que não necessariamente te interessa pode ser um bom jeito de começar a deixar de procrastinar. A sua navegação social volta a ser mais ativa, já que você precisará ser movido por uma curiosidade direcionada – “o que será que aquele meu amigo está compartilhando?” –, o que de certa forma lembra o que acontecia no Orkut.
E aí, quem topa o desafio?
Fonte: Brainstorm9