Como evitar a procrastinação no Facebook

por Administrador - 29/05/2014 - 10:43



“Me cheque, me chequeeeeeeeeeeee” “Facebook, por favor, estou tentando trabalhar”

Quem nunca ficou horas fazendo algo simples por ficar procrastinando? “Vou entrar no Facebook só para dar uma olhadinha”, e essa olhadinha transforma-se em horas, até que você faça o que tinha para fazer em cima da hora e sua produtividade fica lá no chão.

Pois bem: já rolaram por aí algumas dicas a respeito. Pedro Burgos por exemplo falou bastante sobre a importância de saber monitorar o tempo no livro “Conecte-se ao que importa”. Ele sugere o uso do RescueTime para entender melhor onde você anda gastando seu tempo enquanto está no computador, o que ajuda a focar mais nas tarefas que realmente valem a pena (lembrem-se, jovens gafanhotos, que o sr. Mark Zuckerberg não dá nenhum centavo por rolar infinitamente o Feed de Notícias).

Mas existem medidas mais drásticas, como alguns aplicativos para Chrome que “excluem” a página inicial com notícias dos seus amigos e conhecidos. Ao invés das novidades, uma mensagem lembra você de não ser distraído ao passear pelo Facebook. Uma delas chama-se Kill News Feed e aparece assim:


Outro aplicativo parecido é o News Feed Erradicator, mas mostra frases motivacionais e por vezes sarcásticas:

Se você usa o Facebook no trabalho, não se preocupe: essas extensões acabam apenas com o feed de notícias, mas não com as outras funções da rede social, ou seja, continua sendo possível visitar listas customizadas, checar perfis, participar de grupos e usar o chat.

(O feed de notícias também continua acessível através de dispositivos móveis, nos quais a extensão não está instalada.)

Bloquear essa página de rolagem infinita de conteúdo que não necessariamente te interessa pode ser um bom jeito de começar a deixar de procrastinar. A sua navegação social volta a ser mais ativa, já que você precisará ser movido por uma curiosidade direcionada – “o que será que aquele meu amigo está compartilhando?” –, o que de certa forma lembra o que acontecia no Orkut.

E aí, quem topa o desafio?

Fonte: Brainstorm9

Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.