Coleção dicas CSS

por Administrador - 07/05/2007 - 13:24

Estive pesquisando algumas coisinhas na Net para solucionar uns detalhes em um projeto, ai me deparei com dicas que podem ser úteis:

Scrollbar no Firefox

Quando fazemos um site cuja a Home é pequena e não utiliza a barra de rolagem, o FF não cria (ou reserva, como preferirem) o espaço para a barra. Neste mesmo site se uma página interna passa a necessitar da barra de rolagem, o leiaute da um salto para o lado, o que pode incomodar o usuário (acho que incomoda mais a gente que produz o site, mais tudo bem). Para resolver isso com CSS, é necessário somente uma linha:

html {overflow: -moz-scrollbars-vertical;}

Básico, mais ajuda. Li esta dica no Revolução.etc.

Link externo

Quando estava procurando aquela imagenzinha que o pessoal(Wikipédia, Revolução, etc) usa para identificar os links que são externos ao seu site, achei um artigo que fala como implementar com CSS este recurso. No entanto o código abaixo não funciona no IEca 6, ai só fazendo com uma classe mesmo.

HTML:
a href="http://www.site_externo_ao_meu.com.br" rel="external"

CSS:

* [rel~=external] {
background:url("external.gif") right 2px no-repeat;
padding-right:13px;
}

Para o IEca 6, basta utilizar uma classe no link externo e utilizar as mesmas propriedades CSS citadas acima. Esta dica tirei de outro artigo do Revolução.etc.

Moldura usando border

Outra dica que passo, eu achei testando variações de bordas no CSS:

border: #000 ridge thick;

Este código cria a aparência de uma moldura com sombra, pode ser interessante para algum leiaute.

2 Comentários :
Remo Carlo:

Ótimo, gostei das dicas, embora não as use, mas sei (e lembro muito bem) quanto sofria para resolver pequenos problemas com programação. A tal da INTERNET não existia, revistas e livros eram caros e era uma peleia. Por isto Keidi, 10 para você, além de buscar conhecimento, compartilha com os outros. Isto vai enriquecer a todos e com certeza vai estimular mais pessoal ao mesmo ato !!!!
Sandro Alencar Fernandes:

Show... realmente dicas "Hot"s de CSS. o scrooll realmente acho que atrapalha mais a nós desenvolvedores (perfeccionistas) do que aos próprios usuários. Estou ancioso por novas dicas.

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado.