29/01/2021

Canais de Marketing Digital: quais são e como aproveitar cada um deles

 

Conheça os canais de marketing digital e saiba como aproveitar melhor cada um deles.

 

canais de marketing

O que são canais de marketing digital?

 

Os canais do marketing digital são poderosos recursos de atração, conversão e vendas, que devem ser aplicados de acordo com as estratégias do negócio para alcançar melhores resultados.

 

Basicamente, podemos defini-los como estratégias escolhidas para divulgar seu produto ou serviço e atingir o público-alvo desejado. Sendo assim, todo meio de interação entre usuário e marca em um ambiente online pode ser tido como tal.

 

Ao longo da história da internet surgiram vários canais de divulgação, porém, mesmo que eles direcionem, as ações para o objetivo, é preciso conhecer suas particularidades para alcançar bons resultados.

 

Para considerar as características de cada um deles, torna-se fundamental encontrar métricas, com o objetivo de mensurá-las para analisar os resultados de cada canal. As ferramentas de análise como o Google Analytics, por exemplo, mensuram a performance dos canais e o poder de conversão.

 

A seguir, confira os 6 principais canais do marketing digital, entenda como aproveitar melhor cada um e, a partir disso, escolha o mais adequado para o seu negócio. 

 

6 principais canais de marketing digital

 

Redes Sociais

 

Nas redes sociais, o foco dos usuários não é o seu negócio: elas estão lá para se conectar com outras pessoas, tanto na vida pessoal quanto profissional. Não estão buscando, portanto, solucionar um problema, e sim estreitar relacionamentos.

 

Seu papel, então, é despertar o interesse delas e levá-las para outro lugar – nesse caso, seu site.

 

Elas permitem uma segmentação bem mais específica das pessoas que se deseja alcançar.

 

Por exemplo, páginas no Facebook, perfis no Instagram e no Twittter permitem que você não só se torne referência naquilo que vende, como também que se aproxime mais do seu público, criando um relacionamento com ele.

 

As pessoas que curtem ou seguem você já estão pré-dispostas a consumir seu produto ou serviço; se você mantiver um relacionamento com elas, respondendo a comentários, publicando frequentemente e fazendo-as interagir com o seu conteúdo, levá-las à sua página vira uma tarefa fácil e natural.

 

E-mail marketing

 

O Email Marketing é um dos canais que mais consegue trazer resultados de curto prazo – e também um dos mais baratos, se olharmos a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas através de uma campanha.

 

Se usado da maneira correta, o email é ainda um recurso bem eficaz a ser usado na nutrição de Leads, pois você consegue entregar conteúdo relevante e, com uma boa estratégia, fazer isso de forma periódica, aumentando o engajamento do Lead com sua empresa e fazendo-os retornar ao site.

 

O e-mail marketing pode ser usado de diversas formas: envio de newsletter, conteúdos exclusivos, promoções especiais, relacionamento com os clientes e muito mais.

 

Busca Orgânica

 

Sempre que o usuário acessa seu site através de um motor de busca, como o Google, chamamos de tráfego orgânico. Ele normalmente é alcançado com mais dificuldade que outros canais, já que está a critério do motor de busca decidir qual URL estará nas primeiras posições de seus rankings.

 

Por esta razão o SEO é tão importante, pois tem o objetivo de adequar a página a estes critérios.

 

A concorrência por tráfego vindo deste canal é muito alta, visto que os usuários que acessam um site por um motor de busca demonstram alto interesse pelo tema.

 

Tráfego de Referência

 

Da mesma forma que sites como Google e Facebook podem trazer tráfego para seu site, qualquer outro site da internet pode ser um canal que leva ao seu, basta que você seja referenciado nele.

 

Na prática, isto se traduz em seu conteúdo ser reproduzido por diversos outros sites, seja em parcerias que você estabelece ou simplesmente por seu conteúdo ser bom o suficiente para outras pessoas quererem compartilhá-lo.

 

Assim, qualquer link para seu site que esteja disponível em qualquer página da internet acaba se tornando um possível canal. Além disso, ter seu conteúdo bastante referenciado é um critério bem visto por ferramentas de busca, ou seja, pode ser um bom influenciador do seu SEO. 

 

Esta estratégia é chamada Link Building.

 

Tráfego direto

 

O tráfego direto ocorre toda vez que um visitante digita a URL do seu site diretamente no navegador. 

 

Sendo assim, nosso canal de tráfego direto é gerado por pessoas que já conhecem nossa marca, receberam uma indicação ou estão retornando ao site. Se ele está retornando, é porque gostou do que você oferece, enquanto a indicação pode ter vindo de um amigo, evento ou assessoria offline.

 

Mídia paga

 

Os principais concentradores de audiência hoje constroem modelos de negócio ao disponibilizar a “venda” dessa audiência.

 

Mesmo que seja impossível você alcançar um certo público no Facebook, ou muito difícil aparecer em primeiro lugar no Google para uma palavra-chave muito importante ao seu negócio, você pode se utilizar de mídias pagas para conseguir divulgar para o público certo.

 

Alguns exemplos de canais mais comuns para veicular anúncios são o Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads.

 

Existem diversas alternativas para divulgar seus produtos e serviços. O ideal é ter os seus objetivos bem definidos e analisar o público-alvo, afim de descobrir quais os melhores canais do marketing digital servirão às estratégias do seu negócio!

 

Artigo feito com dados de Resultados Digitais e Hubify.