"Branded Content"

por Administrador - 07/04/2009 - 18:35

Ou Comunicação por Conteúdo, é hoje uma poderosa ferramenta de comunicação.
As grandes marcas estão investindo nesse tipo de mídia, de forma que é difícil sua identificação a primeira vista.

A idéia é fazer com que a marca fique interagindo com o público, fazendo assim, com que esse público passe a consumir seus produtos de uma forma suave, quase que imperceptível, porém induzista. Muitas mídias são tão criativas e inteligentes que o público nem se dá conta que era apenas uma mensagem da marca, ou uma mera propaganda.

Achei esta propaganda no Youtube, que enfatiza bem esse tipo de mídia. Vou deixar a pergunta aberta. É um anúncio do Jaguar, ou um clipe do Sting? O que você prefere? O primeiro ou o segundo, ou quem sabe os dois juntos?

Para finalizar, pesquisei ainda sobre o assunto e encontrei um clássico livro americano “Publicidade + Entretenimento“, do Scott Donadon. É a tradução do livro “Madison & Vine“.
Li alguns comentários e referências ao livro e julgo ser interessante, pois trata diretamente com o “Branded Content”. Vale ressaltar que cada dia me surpreendo mais com a novidades que encontro na internet ou mesmo com meus colegas de trabalho, visto que isso é totalmente desfocado da minha graduação.

2 Comentários :
Franciane B. Franz:

É verdade Remo.. nosso cérrebro é mesmo muito interessante. Muitas vezes não me dou conta, e acabo por comprar por impulso. Recebi por e-mail esta lista com os top dez brandet´s. Entre eles, Ray-ban, Durex, Samsung, ... Como fica muito, iserir todos os vídeos, vou deixar o link para conferir: http://adage.com/digital/article?article_id=135844
Remo:

Ótima análise Franciane, e tem mais, nosso cérebro é binário, ou seja, você sempre decidirá por esta ou aquela. Grandes vendedores, chamados de Super vendedores, que há alguns anos atrás nos EUA se especializaram, aumentaram suas vendas por várias técnicas e estudos sobre o comportamento humano. A questão da expressão corporal, olhares, sintonia com o cliente, etc. Neste seu post, a coisa pegou bem, vou ver o show do Sting, se não puder, posso comprar um CD ou um DVD, mas também posso comprar um Jaguar, ou pelo menos uma miniatura. Bom, na realidade as coisas estão cada vez mais intensas e profissionais, nós é que não sabemos disto. Se o cérebro é binário, ao querer comprar uma camisa, o vendedor não pode me dar as opções Camisa verde ou nada, ele precisa me oferecer outra camisa para que meu cérebro processe isto, assim aumenta a chance de vender, ou compro uma ou a outra. Valeu

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