19/07/2011

Blog é como uma empresa, pense nisso!!

Diariamente vejo novos blogueiros na web com vários objetivos, entre eles os que almejam se profissionalizar na função, ou seja, ganhar dinheiro sem sair de casa. Grande utopia pensar desta maneira. Teoricamente fácil, mas na prática, no dia-a-dia não é bem assim que funciona.
Partimos da premissa que blog é é um site cuja estrutura permite atualizar de forma rápida os chamados posts (ou artigos). Para que um post tenha audiência é preciso que, além do blog ser atrativo, conter assuntos relevantes e com certa periodicidade. E é exatamente neste ponto que muitos blogs já são descartados: ora por assuntos “comuns” ou por falta de atualização.
É preciso ter em mente que para criar um blog é necessário tratá-lo como uma empresa:

  • Pense antes de se iniciar neste mundo virtual – é o famoso check list dos prós e dos contras. Faça uma lista dos assuntos que pretende abordar.
  • Tenha um foco – afinal não há como mudar o tema ou o seu propósito principal à toda hora.
  • Faça um esboço antes – fundamente sua ideia antes de executá-la.
  •  Tenha disciplina – organize seu tempo e as suas tarefas. Realize suas atualizações.

E o principal é nunca deixá-lo de lado. Lembre-se que é uma empresa, e como toda empresa precisa estar em constante evolução e atualização.