Artigo Certificado SSL: Conceito e tipos!

por Guilherme Beltramini - 10/04/2019 - 13:18

 

Entenda a diferença entre os tipos de certificados SSL

 
Primeiramente antes de entender as diferenças entre os certificados SSL vamos abordar o que é o certificado ssl.
 
 
O que é o Certificado SSL?
 
O certificado SSL (Secure Socket Layer) permite que você tenha um site seguro para oferecer aos seus clientes.  Ele permite conexões criptografadas entre seu cliente, e o servidor que hospeda seu site, além de autenticar a identidade da sua empresa. 
 
 
O Certificado SSL é exibido na barra de navegação com um cadeado verde mostrando que o site possui segurança dos dados com criptografia.
 
 
4.png
 
 
Motivos para você adquirir um Certificado SSL
  • Oferecer Segurança de Dados 
  • Aumentar a Relação de Confiança com Seus Clientes
  • Oferecer opção de pagamento com cartão de crédito
  • Otimizar SEO
  • Fator de ranqueamento nos resultados de Busca Google
 
 
De acordo com o artigo de 2017 publicado em nosso blog, para ter um Certificado SSL é necessário comprar ou então adquirir de forma gratuita (onde alguns servidores e serviços disponibilizam certificados gratuitos aos clientes). Após ter o Certificado é necessário gerar um arquivo CSR (Certificate Signing Request) que contém nele dados referentes ao servidor web, domínio de internet e requisitante.
 
 
Diferenças entre os tipos de Certificados SSL
 
 
Os Certificados SSL se diferenciam pela quantidade de domínios e subdomínios que podem proteger, conforme segue:
 
 
Certificado SSL de domínio único
 
 
Como o próprio nome sugere, o certificado de domínio único (ou Single Domain) permite que apenas um domínio utilize o certificado em questão. Caso seja necessário um certificado extra para um domínio ou subdomínio adicional, um novo certificado single domain pode ser adquirido.
 
 
Certificado SSL Multidomínio
 
 
Este certificado permite que vários domínios utilizem o mesmo certificado. Há um limite para a quantidade de domínios que podem ser incluídos no certificado. Este limite pode variar dependendo da empresa que o emite. A quantidade de domínios que o certificado comporta pode ser verificada antes da contratação do serviço. 
 
 
Certificado SSL Curinga
 
 
Este certificado, também chamado de Wildcard, pode ser do tipo validação de domínio ou de organização. Seu diferencial está na capacidade de ser usado em todos os subdomínios vinculados ao domínio principal (ex.: blog.site.com ou loja.site.com). Assim, este é o certificado ideal para sites que possuem muitos subdomínios e que desejam ter todos eles sob a segurança da criptografia.
 
 
A aparência no navegador será semelhante à encontrada no de validação de domínio e organização. No entanto, o certificado apresenta um asterisco e um ponto antes do domínio (ex.: *.site.com), indicando que engloba todos os subdomínios daquele domínio.
 
 
Certificado SSL Grátis
 
Certificados SSL gratuitos são bastante populares na internet. São distribuídos por algumas empresas de forma automática e funcionam como integração para sistemas e algumas hospedagens de sites de baixo custo.
 
 
Contudo suas certificadoras deixam de verificar os dados do proprietário do site, possibilitando que qualquer pessoa má intencionada valide certificados com informações falsas.
 
 
Empresas como a Let’s Encrypt são patrocinadas por outras corporações como a Mozilla, Facebook e Akamai para desenvolver, produzir e distribuir estes certificados grátis.
 
 
Um fato importante é que na maioria dos certificados ssl grátis a validade pode ser menor que 90 dias no máximo, sendo necessário fazer todo processo de reemissão novamente após o período.
 
 
Mantenha os dados de sua empresa seguros na internet Entre em contato com nosso pessoal de suporte e solicite seu certificado SSL.
Nenhum comentário :

Escreva um comentário:


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *