18/03/2014

Área Local concorre na etapa nacional do Prêmio MPE-Brasil

No dia 25 de março, a cidade de Brasília, Distrito Federal, receberá as empresas indicadas ao MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, desenvolvido pelo SEBRAE, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Fundação Nacional de Qualidade (FNC) e a Gerdau. A cerimonia vai expor as dez micro e pequenas empresas brasileiras campeãs nas seguintes categorias: Agronegócio, Indústria, Serviços, Comércio, Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de Turismo e Serviços de Tecnologia da Informação. Também haverá o Destaque de Inovação e Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social.
Área Local Agência Digital, ligada à Associação Brasileira de Agências Digitais de Santa Catarina (ABRADi-SC), é uma das 125 empresas selecionadas para a premiação e será representada pelo diretor Sandro Alencar Fernandes. Em 2013, a empresa foi vencedora na categoria Serviços de Tecnologia da Informação, na etapa estadual, levando a público a qualidade na prestação de serviço na área. Há dez anos no mercado, a agência é especializada em gestão empresarial e tecnologia, e investe cada vez mais em melhorias, somada ao desenvolvimento no setor. “Sempre trabalhamos com profissionalismo para atender com excelência e ser uma prestadora com atributos positivos na área de TI. Entretanto, a busca por um perfil qualitativo é constante e ininterrupta”, revela Sandro.
Um questionário de autoavaliação, semelhante ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG) foi preenchido pelas micro e pequenas empresas para que fossem analisadas as práticas aplicadas. O modelo tem por base o pensamento sistêmico, a atuação em rede, o aprendizado organizacional, a inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercados, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor. Todos vistos como fundamentos para a estruturação das empresas. Contudo, critérios como liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados também entram na lista da avaliação. É importante que as empresas utilizem tais informações para formular o planejamento estratégico. Além disso, a visita de avaliadores nas empresas auxiliou na análise.
Na etapa nacional, em 2014, 93 mil companhias fizeram a inscrição para participar da premiação do MPE Brasil e destas 42,6 mil realizaram o processo de candidatura, número superior a um comparativo com o ano passado. De forma geral, mais de 500 mil micro e pequenas empresas foram beneficiadas com o Prêmio, que estimula a prática empresarial, através da gestão de negócios com a aplicação de investimentos e progressões necessários ao desenvolvimento empreendedor.